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dc.contributor.advisor1Antonio Del Maestro Filhopt_BR
dc.contributor.referee1Antonio Luiz Marquespt_BR
dc.contributor.referee2Devanir Vieira Diaspt_BR
dc.contributor.referee3Zelia Miranda Kilimnikpt_BR
dc.creatorVictor Natanael Schwetter Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T16:56:31Z-
dc.date.available2019-08-09T16:56:31Z-
dc.date.issued2007-02-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/CSPO-724K4B-
dc.description.resumoO objetivo dessa pesquisa é investigar o relacionamento entre os construtos maturidade e práticas de treinamento, desenvolvimento e educação, buscando compreender a força e a direção de tal relacionamento, a partir do mapeamento dos processos relacionados à gestão de pessoas e práticas de treinamento, desenvolvimento e educação de organizações atuantes em diferentes segmentos da economia brasileira. Foram estudadas empresas nacionais e estrangeiras, atuantes no Brasil, pertencentes a diversos setores econômicos, totalizando 241 respondentes válidos na amostra. Foi utilizado um survey eletrônico, realizado no período de 22 novembro de 2006 a 22 de janeiro de 2007, para a coleta de dados. Para a avaliação dos níveis de maturidade dos processos de gestão de pessoas nas organizações foi utilizado o modelo People Capability Maturity Model (P-CMM) de Curtis, Hefley e Miller (2001; 2002). Para avaliar as práticas de treinamento, desenvolvimento e educação foi utilizado um conjunto de variáveis e indicadores de mensuração, obtido do corpo teórico adotado. Os dados coletados foram submetidos a tratamento estatístico que envolveu técnicas estatísticas descritivas e análise multivariada. Como metodologia de mensuração e análise das relações entre os construtos, foi utilizada a estimação de parâmetros pelo método PLS (Partial Least Squares), em função da característica formativa dos construtos e da flexibilidade do método em termos do tamanho de amostra e da distribuição amostral dos dados. Como resultados, o trabalho identificou relações significativas entre os dois construtos avaliados e apontou, mediante a exploração de sua composição estrutural, recomendações relevantes para ajustamento do modelo P-CMM, assim como, para o enriquecimento e evolução das práticas de treinamento, desenvolvimento e educação nas organizações. Finalmente, este trabalho identificou o nível de maturidade em gestão de pessoas das organizações pesquisadas e apontou pontos para avaliação, orientação e melhoria contínua das práticas de gestão de pessoas nas organizações.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectmelhoria contínuapt_BR
dc.subjectdesenvolvimento e educaçãopt_BR
dc.subjectgestão de pessoaspt_BR
dc.subjectP-CMMpt_BR
dc.subjectmodelos de maturidadept_BR
dc.subjectpartial least squarespt_BR
dc.subjecttreinamentopt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherRecursos humanospt_BR
dc.subject.otherAdministração de pessoalpt_BR
dc.titleMaturidade em Gestão de Pessoas e Práticas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação: Uma Análise a partir do People Capability Maturity Model (P-CMM)pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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