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http://hdl.handle.net/1843/CSPO-724K4B
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Antonio Del Maestro Filho | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Antonio Luiz Marques | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Devanir Vieira Dias | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Zelia Miranda Kilimnik | pt_BR |
dc.creator | Victor Natanael Schwetter Silveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T16:56:31Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T16:56:31Z | - |
dc.date.issued | 2007-02-26 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/CSPO-724K4B | - |
dc.description.resumo | O objetivo dessa pesquisa é investigar o relacionamento entre os construtos maturidade e práticas de treinamento, desenvolvimento e educação, buscando compreender a força e a direção de tal relacionamento, a partir do mapeamento dos processos relacionados à gestão de pessoas e práticas de treinamento, desenvolvimento e educação de organizações atuantes em diferentes segmentos da economia brasileira. Foram estudadas empresas nacionais e estrangeiras, atuantes no Brasil, pertencentes a diversos setores econômicos, totalizando 241 respondentes válidos na amostra. Foi utilizado um survey eletrônico, realizado no período de 22 novembro de 2006 a 22 de janeiro de 2007, para a coleta de dados. Para a avaliação dos níveis de maturidade dos processos de gestão de pessoas nas organizações foi utilizado o modelo People Capability Maturity Model (P-CMM) de Curtis, Hefley e Miller (2001; 2002). Para avaliar as práticas de treinamento, desenvolvimento e educação foi utilizado um conjunto de variáveis e indicadores de mensuração, obtido do corpo teórico adotado. Os dados coletados foram submetidos a tratamento estatístico que envolveu técnicas estatísticas descritivas e análise multivariada. Como metodologia de mensuração e análise das relações entre os construtos, foi utilizada a estimação de parâmetros pelo método PLS (Partial Least Squares), em função da característica formativa dos construtos e da flexibilidade do método em termos do tamanho de amostra e da distribuição amostral dos dados. Como resultados, o trabalho identificou relações significativas entre os dois construtos avaliados e apontou, mediante a exploração de sua composição estrutural, recomendações relevantes para ajustamento do modelo P-CMM, assim como, para o enriquecimento e evolução das práticas de treinamento, desenvolvimento e educação nas organizações. Finalmente, este trabalho identificou o nível de maturidade em gestão de pessoas das organizações pesquisadas e apontou pontos para avaliação, orientação e melhoria contínua das práticas de gestão de pessoas nas organizações. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | melhoria contínua | pt_BR |
dc.subject | desenvolvimento e educação | pt_BR |
dc.subject | gestão de pessoas | pt_BR |
dc.subject | P-CMM | pt_BR |
dc.subject | modelos de maturidade | pt_BR |
dc.subject | partial least squares | pt_BR |
dc.subject | treinamento | pt_BR |
dc.subject.other | Administração | pt_BR |
dc.subject.other | Recursos humanos | pt_BR |
dc.subject.other | Administração de pessoal | pt_BR |
dc.title | Maturidade em Gestão de Pessoas e Práticas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação: Uma Análise a partir do People Capability Maturity Model (P-CMM) | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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