Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/DAJR-88TETE
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Beatriz Nascimento Decatpt_BR
dc.contributor.referee1Maria de Lourdes Meirelles Matênciopt_BR
dc.contributor.referee2Regina Lucia Peret Dell Isolapt_BR
dc.creatorMaria Cristina Jacob Pessoa Abassept_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T09:36:41Z-
dc.date.available2019-08-14T09:36:41Z-
dc.date.issued2008-12-19pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/DAJR-88TETE-
dc.description.abstractThis is a research that investigates the production of summaries as a school practice resulting from the activity of transformation of a given text into another of a new genre (re-textualization). The aim is to draw a picture of the operations involved in that activity. It is inquired to which extent the topic network is maintained. Besides, the various linguistic marks used in establishing coherence between the source textand the school summary are identified and analyzed, as well as the relationships among them. The corpus worked upon comprises 12 school summaries written by junior high Brazilian students (5th to 8th grade) in regular classroom settings. The theoretical framework of this investigation is funded in Textual Linguistics concerning the general aspects of text production, the establishment of the topic network and theoperations involved in the transformation phenomenon of a text into another in the context of writing school summaries. The analysis revealed that students from beginning school levels deal with the source text superficially. Mostly, they copy fragments of that text, while students from the final levels are able to pack information and organize a summary more efficiently.pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa, investiga-se a produção do resumo como uma prática escolar resultante da atividade de retextualização, ou seja, da transformação de um texto em outro texto de outro gênero. Procura-se, por meio dela, configurar um panorama das operações envolvidas naquela atividade, investigando em que grau foi mantida a malha tópica e identificando e analisando as diferentes marcas lingüísticas usadasno estabelecimento da coerência entre o texto-fonte e o resumo-escolar, bem como as relações entre elas. O corpus trabalhado constitui-se de 12 produções textuais do gênero resumo-escolar, elaboradas por alunos de 5ª à 8ª séries do Ensino Fundamental II, em situação rotineira de sala de aula. O quadro teóricometodológico desta investigação apóia-se nos fundamentos da Lingüística textual no que se refere aos aspectos gerais da produção de texto, bem como ao que diz respeito à configuração da malha tópica e às operações envolvidas nas atividadesde retextualização para a produção do resumo-escolar. A análise revelou que alunos das séries iniciais lidam de modo superficial com o texto-fonte, uma vez que utilizam predominantemente recurso de cópia de fragmentos desse texto, do texto-fonte, enquanto os alunos das séries finais condensam e organizam o resumo de modo mais competente. Conclui-se, então, que dominar elementos que compõem amacroestrutura textual leva a uma maior eficiência comunicativa do resumo-escolar.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjecttópicapt_BR
dc.subjectGênero resumo-escolarpt_BR
dc.subjectRelações lógico-semânticaspt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectMalhapt_BR
dc.subject.otherLingüísticapt_BR
dc.subject.otherSemânticapt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherGêneros textuaispt_BR
dc.subject.otherLingüística textualpt_BR
dc.subject.otherProdução de textospt_BR
dc.subject.otherResumospt_BR
dc.titleA produção do resumo escolar como resultado da atividade de retextualizaçãopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1191m.pdf6.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.