Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/DAJR-8DPP4M
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A Retextualização de Texto do Gênero Infográfico: uma análise da estrutura retórica
Autor(es): Maria Carmen de Oliveira
Primeiro Orientador: Maria Beatriz Nascimento Decat
Primeiro membro da banca : Juliano Desiderato Antônio
Segundo membro da banca: Regina Lucia Peret Dell Isola
Resumo: Nesta dissertação, investiga-se a produção de redações escolares resultantes da atividade de retextualização de um infográfico, ou seja, a transformação de um texto em outro texto. Procura-se, com ela, configurar um panorama das operações envolvidas na atividadecitada, por meio da Teoria da Estrutura Retórica (Rhetorical Structure Theory RST). Esta é uma teoria que explica a estrutura do texto partindo de relações que se estabelecem recursivamente entre partes sucessivamente maiores de um texto. Observa-se, então, quaisas relações retóricas presentes no infográfico e quais as presentes nas redações escolares, de modo a estabelecer um comparativo entre os dois textos ao se investigar em que grau foi mantida a estrutura retórica. O corpus trabalhado constitui-se de 13 redações escolares, elaboradas por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em sala de aula. O quadro teórico-metodológico desta pesquisa apoia-se, por um lado, nos fundamentos da Linguística Textual no que concerne aos aspectos gerais da produção de texto e à atividade de retextualização; e, por outro, nos fundamentos do Funcionalismo, por meio da RST. A análise revelou que os alunos conseguiram compreender o infográfico como um texto eforam capazes de construir textos coesos e coerentes a partir desse texto lido. Conclui-se, assim, que a retextualização pode ser utilizada de modo bastante produtivo em sala de aula e que a RST é uma teoria que pode ser utilizada no estudo da coesão e coerência de um texto.
Abstract: This research investigates the production of school essays resulting from the activity of transformation of a given text into another text (re-textualization), the text which is retextualizated belongs to the genre infographic. The aim is to draw a picture of the operations involved in that activity, using the Rhetorical Structure Theory RST. This is atheory that explains the text structure by using relations that occur recursively between successively larger parts of a text. Then, we observe wich are the rhetorical relations in the infographic and which are in the school compositions in order to establish a comparative between the two texts while investigating in which degree the rethorical structure was kept.The corpus worked comprises 13 school compositions written by students of the ninth year of schooling in Brazil, in regular classroom settings. The theoretical and methodological framework of this investigation is funded, by one side, in Textual Linguistics concerningthe general aspects of text production and in the activity of e-textualization; by the other side, on the Functionalism studies through the RST. The analyses revealed that the students could understand the infographic as a text and they were able to construct coherent andcohesive texts. As conclusion, we can say that re-textualization can be used in a very productive way in classroom and that RST is a theory that can be used in the study of texts coherence and cohesion.
Assunto: Lingüística
Comunicação não-verbal
Análise do discurso narrativo
Competência comunicativa
Comunicação escrita
Gêneros textuais
Semiótica
Retorica
Lingüística textual
Prosa escolar
Produção de textos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/DAJR-8DPP4M
Data do documento: 24-Jun-2010
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1362m.pdf1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.