Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/DAJR-8GLQY5
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Ethos e Argumentação de Senhorinha Diniz em O Sexo Feminino
Autor(es): Gerlice Teixeira Rosa
Primeiro Orientador: Renato de Mello
Primeiro membro da banca : Rosane Santos Mauro Monnerat
Segundo membro da banca: Emilia Mendes Lopes
Resumo: Esta dissertação objetiva refletir sobre a construção do ethos e da argumentação da jornalista Senhorinha Diniz no periódico O Sexo Feminino. Analisamos também as representações das demais mulheres da época inscritas no periódico e as dos homens que também compõem o público para o qual O Sexo Feminino se destina. A representação social do próprio periódico é também objeto de nossa análise. Através do instrumental teórico oferecido pela Análise do Discurso (AD), investigamos os contratos comunicacionais existentes nesse jornal do século XIX orientados pela sua materialidade e pela argumentação de sua proprietária. Na pesquisa, levamos em conta os postulados da AD encontrados em vários autores, dentre eles, destacamos Maingueneau (2004), para referendar a nossa análise sobre a construção do ethos. As reflexões de Charaudeau (2006) sobre o ethos e os imaginários sociodiscursivos e as referências encontradas em Amossy (2005) adquiriram importância na análise da construção ethótica da jornalista. Fundamentam ainda nossa pesquisa os estudos de outros autores tais como Amossy (2006, 2007) e Plantin (2008) sobre argumentação, e Charaudeau (2004) sobre as visadas discursivas. A análise das estratégias argumentativas utilizadas por Senhorinha Diniz é fundamental para a nossa compreensão da imagem construída por ela para seduzir seus leitores e garantir a sua adesão ao discurso de emancipação feminina. Observamos que a jornalista constrói no discurso imagens diversas a respeito de si, a respeito das mulheres e, consequentemente, a respeito dos homens. Com relação à autora, destaca-se o ethos da mulher instruída, condutora e mártir, que se dedica a esclarecer e a convencer seu público sobre a emancipação da mulher. A imagem da jornalista mescla-se à imagem das demais mulheres, que são vistas como fragilizadas e vitimadas, mas, ao mesmo tempo, como modelos da divindade. Os homens, por sua vez, são retratados por Senhorinha como injustos e insensíveis às necessidades femininas. Nessa inter-relação de imagens discursivas, o editorial de O Sexo Feminino aparece como o divulgador desse embate de vozes É no editorial que a jornalista encontra espaço para falar de si, das demais mulheres e dos homens, o que proporciona o entrecruzamento das imagens que caracterizam as relações sociais e de gênero na sociedade brasileira do século XIX.
Abstract: Cette dissertation a pour but d.étudier la construction de l.ethos et de l'argumentation de la journaliste Senhorinha Diniz dans le quotidien O Sexo Feminino. Nous analysons aussi les représentations des autres femmes de cette époque y inscrites et celle des hommes qui composent eux aussi le public pour lequel O Sexo Feminino est destiné. La représentation sociale du propre quotidien est aussi objet de notre analyse. À travers l'instrumental théorique de l'Analyse du Discours (AD), nous étudions les contrats de communication existants dans ce quotidien du XIXème siècle guidés par sa matérialité et par l.argumentation soutenue par sa propriétaire.Dans cette recherche, nous utilisons les postulats des plusieurs auteurs de l.AD, parmi eux, Maingueneau (2004), pour authentifier notre analyse sur la construction de l.ethos. Les réflexions de Charaudeau (2006) sur l.ethos et les imaginaires sociodiscursifs ainsi que les travaux d.Amossy (2005) sont aussi importants pour l'analyse de la construction de l.ethos de la journaliste. D.autres auteurs tels que Amossy (2006, 2007) et Plantin (2008) qui travaillent l.argumentation, et Charaudeau (2004) avec les visées discursives contribuent pour le développement de la recherche.L'analyse des stratégies argumentatives utilisées par Senhorinha Diniz est fondamentale pour notre compréhension de l'image construite par elle-même pour séduire les lecteurs et garantir leur adhésion au discours de l.émancipation féminine. Nous observons que la journaliste construit dans son discours plusieurs images concernant elle-même, les femmes et en plus les hommes. L.ethos de la femme instruite, conductrice et martyre, qui se consacre à éclaircir et convaincre son public sur l'émancipation de la femme est le plus saillant chez l.auteur. L'image de la journaliste se mélange à l'image des autres femmes, qui sont vues comme fragilisées et victimes, mais, en même temps, comme des modèles de divinité. Les hommes, à leur tour, ont le profil construit par Senhorinha comme des personnes injustes et insensibles aux nécessités féminines. Dans cette relation d'images discursives, l'éditorial de O Sexo Feminino apparaît comme le porte-parole de ce choc de voix. C.est dans l'éditorial que la journaliste trouve de l.espace pour parler de soi, des autres femmes et des hommes, ce qui rend possible le croisement des images qui caractérisent les relations sociales et de genre dans la société brésilienne du XIXème siècle.
Assunto: O sexo feminino (Revista)
Persuasão (Retórica)
Análise do discurso
Análise do discurso narrativo
Mulheres Brasil Condições sociais Séc XIX
Feminismo Brasil
Atos de fala (Lingüística)
Estratégia discursiva
Retórica
Diniz, Francisca Senhorinha da Motta
Jornalismo Séc XIX
Relações de gênero
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/DAJR-8GLQY5
Data do documento: 11-Mar-2001
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