Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/DAJR-8H5QBV
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Escolhas Sistêmicas de Transitividade e de Léxico na Representação de Escândalos Políticos: A Construção de Realidades de Crise e de Corrupção
Autor(es): Guilherme Rocha Brent
Primeiro Orientador: Sonia Maria de Oliveira Pimenta
Primeiro membro da banca : Denize Elena Garcia da Silva
Segundo membro da banca: Glaucia Muniz Proenca Lara
Resumo: O presente estudo investiga o modo como a revista VEJA constroi, nas escolhas sistêmicas de transitividade e de léxico, sistemas de conhecimento e significado para três escândalos políticos, quais sejam: o escândalo do mensalão, do dossiê e dos cartões corporativos, representados por meio de reportagens. O ponto central é examinar, nessas escolhas sistêmicas, como jornalistas constroem realidades de crise e de corrupção para os escândalos. Para tanto, utilizamos o Sistema de Transitividade (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004) e as escolhas de nomeação realizadas por jornalistas, para interpretarmos as realidades dos escândalos a partir da relação entre processos, seus participantes e elementos circunstanciais. Essa proposta de pesquisa se justifica, dentro da Linguística, enquanto uma possibilidade de se analisar escândalos políticos como discursos, isto é, como modos particulares de representar, por meio da linguagem, aspectos do mundo. Devido ao papel crucial da mídia na representação desses fenômenos, estamos considerando que escândalos políticos não são constituídos apenas por atos de transgressão, mas, também, por discursos. A revelação, a avaliação e a condenação de escândalos na mídia não apenas descrevem um estado de coisas. Pelo contrário, elas são ações que parcialmente constituem esse estado de coisas, integrando às narrativas jornalísticas a própria existência do escândalo. Para tanto, esta pesquisa aborda a representação sob três aspectos: primeiro, toda oração serve para expressarmos nossas experiências de mundo ao nosso redor e dentro de nós (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004); segundo, toda escolha de representação é tanto uma questão de vocabulário quanto uma questão de gramática (FAIRCLOUGH, 1995a); e terceiro, toda representação é uma atividade política que reflete as predileções daquele que a constroi (RAJAGOPALAN, 2003). A base teórico-metodológica é a Análise Crítica do Discurso, tal como entendida por Norman Fairclough, e a Linguística Sistêmico-Funcional, abordada nos estudos de Halliday (1978) e Halliday e Matthiessen (2004). Recorre-se ainda aos estudos do sociólogo John Thompson acerca da noção de escândalo político, no intuito de observar as características desse tipo de fenômeno, e a alguns princípios gerais da ação da mídia na vida social contemporânea. O corpus de análise é formado por seis reportagens extraídas da revista VEJA. Foram selecionadas as duas primeiras reportagens veiculadas sobre cada escândalo, visto que nessas duas primeiras edições os textos jornalísticos já preenchiam os elementos constituintes de um escândalo político (THOMPSON, 2002). Os resultados da análise apontam uma excessiva visibilidade das transgressões cometidas, bem como de seus autores. Ao apresentarem ações, atribuírem qualidades e classificações, relatarem ações enunciativas, expressarem experiências internas, representarem a existência de algo e expressarem comportamentos psicológicos e fisiológicos acerca dos escândalos, os jornalistas constroem realidades de mundo específicas para cada evento, potencializando suas irregularidades. Nesse processo discursivo, percebe-se como cada escolha é motivada pelos contextos de improbidade dos escândalos. Ao mesmo tempo, nota-se que o espaço discursivo dado à representação dos escândalos é preenchido por um discurso muito mais preocupado em criticar e condenar os acusados do que conscientizar seu público dos valores da política em uma sociedade democrática. Pode-se perceber ainda que são nas escolhas de nomeação que o discurso de VEJA imprime seu ponto de vista sobre os fatos, buscando influenciar a opinião pública contra as atividades irregulares cometidas nesses escândalos.
Abstract: The present study investigates how the magazine VEJA builds, at systemic choices of transitivity and lexicon, systems of knowledge and meaning for three political scandals, namely: mensalão, dossiê and cartões corportativos political scandals, represented by reportages. Its main focus is to examine, at these systemic choices, how journalists build realities of crisis and corruption for the scandals. Thus, we use the System of Transitivity (HALLIDAY and MATTHIESSEN, 2004) and naming choices made by journalists, to interpret the realities of the scandals from the relationship between processes, their participants and circumstances. This research proposal is justified, within Linguistics, as a possibility to examine political scandals as discourses, namely, as particular ways of representing, through language, aspects of the world. Due to the crucial role of media in representation of these phenomena, we are assuming that political scandals are not constituted only by acts of transgression, but also by discourses. The disclosure, evaluation and sentencing of scandals in media not only describe a state of affairs. Rather, they are actions which partially constitute this state of affairs, integrating journalistic narratives to the existence of scandals. Thus, this research addresses representation in three aspects: first, every clause serves to express our experience of the world that is around us and inside us (HALLIDAY and MATTHIESSEN, 2004); second, every choice of representation is as much a matter of vocabulary as a matter of grammar (FAIRCLOUGH, 1995a); and third, every representation is a political activity which reflects the predilections of the one who builds it (RAJAGOPALAN, 2003). The theoretical and methodological base is the Critical Discourse Analysis, as understood by Norman Fairclough, and the Systemic Functional Linguistics, addressed in the studies of Halliday (1978) and Halliday e Matthiessen (2004). It also draws on the sociologist John Thompson studies about the notion of political scandal, in order to observe the characteristics of this kind of phenomenon, and some general principles of media action in contemporary life. The corpus consists of six reportages from the magazine VEJA. It was selected the first two articles published about each scandal, since at these first two editions journalistic texts already fulfilled the elements of a political scandal (THOMPSON, 2002). The results point out an excessive visibility of the transgressions, as well as their authors. When journalists introduce actions, define and classify, report utterances, express inner experiences, represent the existence of something and express psychological and physiological behaviors about the scandals, they build specific realities of the world to each event, potentiating their irregularities. In this discursive process, we can realize how each systemic choice is motivated by the improbity contexts of scandals. At the same time, we note that the discursive space given to the representation of the scandals is populated by a speech far more concerned to criticize and condemn the accused than rise the readers. awareness about the values of politics in a democratic society. We also realize that the magazine VEJA prints their points of view on the facts by choices of naming, trying to influence public opinion against the illegal activities committed in such scandals.
Assunto: Persuasão (Retórica)
Análise do discurso
Gramática comparada e geral Transitividade
Funcionalismo (Linguística)
Veja (Revista)
Textos jornalísticos
Semiótica Aspectos sociais
Mídia impressa
Simbolismo na comunicação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/DAJR-8H5QBV
Data do documento: 25-Fev-2011
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1410m.pdf1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.