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http://hdl.handle.net/1843/DAJR-8MLS45
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Letramento crítico e o livro didático de inglês: uma análise dos textos e das atividades de compreensão escrita |
Authors: | Deize Costa Cardoso |
First Advisor: | Miriam Lucia dos Santos Jorge |
First Referee: | Miria Gomes de Oliveira |
Second Referee: | Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira |
Abstract: | Esta pesquisa investigou a promoção do letramento crítico em uma coleção didática de inglês para o Ensino Médio. Baseada nas teorias de letramento crítico, expressas pelas OCEM (BRASIL, 2006), cujos olhares estão voltados para o caráter educativo, cidadão e crítico do ensino de língua estrangeira e ancorada nos princípios da 'condição pós-método', propostos por Kumaravadivelu (2003, 2006), esta pesquisa teve como objetivo compreender se os textos e as atividades de compreensão escrita, presentes na seção de leitura de uma coleção didática de inglês para o Ensino Médio, favoreciam o desenvolvimento do letramento crítico dos alunos. A metodologia, de cunho qualitativo, envolveu a pesquisa documental como método de investigação. As análises feitas incluíram a visão geral do livro do aluno e do manual do professor, a coletânea de textos situados na seção de leitura, em termos de gênero textual, suporte e autenticidade, e a seleção de seis textos para uma análise mais aprofundada. Os resultados da análise revelaram que a promoção do letramento crítico encontra-se no nível dos temas propostos nos textos, mas ainda não é uma realidade no trabalho de leitura como um todo. Os resultados mostraram, ainda, que as atividades de compreensão escrita não favorecem um posicionamento crítico dos alunos e os aportes teóricos e metodológicos do manual do professor são insuficientes tanto para o esclarecimento da teoria na qual a coleção didática se apóia quanto para a orientação de um trabalho em uma perspectiva mais crítica. |
Abstract: | This research investigated the promotion of critical literacy in an English textbook collection for the High School level. Based on the theories of critical literacy, expressed by OCEM (BRAZIL, 2006), which focuses on the educational, citizen and critical character of foreign language teaching, and on the principles of 'post-method condition', proposed by Kumaravadivelu (2003, 2006), this research aimed to understand whether the texts and the written comprehension activities, presented in the reading section of an English textbook collection for the High School level, contributed to the development of students critical literacy awareness . The qualitative methodology involved a documentary research as the investigation method. The analyses included an overview of the students book and the teacher's manual, a set of texts situated in the reading section, in terms of genre, support and authenticity, and the selection of six texts for a deeper analysis. The results of the analysis revealed the promotion of critical literacy is only related to the themes proposed in the texts but it is not a reality in reading activities as a whole yet. The results also showed the activities do not promote students critical positioning towards texts, and the theoretical and methodological bases in the teacher's manual are not sufficient neither for understanding the theory on which the didactic collection is based on nor for guiding a pedagogic practice in a more critical perspective. |
Subject: | Livros didáticos Lingüística Compreensão na leitura Lingüística aplicada Letramento Língua inglesa Estudo e ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/DAJR-8MLS45 |
Issue Date: | 27-Jun-2011 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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