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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Assim na música como na vida: a representação do trabalho em discursos de canções brasileiras através da análise crítica do discurso
Autor(es): Cassia Helena Pereira Lima
primer Tutor: Sonia Maria de Oliveira Pimenta
primer miembro del tribunal : Leila Bárbara
Segundo miembro del tribunal: Orlando Vian Junior
Tercer miembro del tribunal: Eliana Amarante de Mendonca Mendes
Cuarto miembro del tribunal: Adriane Vieira
Resumen: Essa pesquisa tem como objetivo analisar a representação do trabalho e do trabalhador em letras de músicas brasileiras pela Análise Crítica do Discurso nos níveis léxico-gramatical, semântico-discursivo e do contexto. O referencial teórico abrange história e configuração do trabalho e da música, além dos seguintes aspectos linguísticos teórico-metodológicos: a) Análise Crítica do Discurso (ACD), baseada principalmente em Fairclough (2001a); b) Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) de Halliday (2004) com as metafunções textual, ideacional e interpessoal; e c) Sistema de Avaliatividade de Martin e Rose (2003). Na macroanálise, com a ACD e com o programa de linguística de corpora WordSmith Tools, investigamos 325 letras de canções brasileiras que mencionam trabalho e trabalhador, gravadas entre 1916 e 2010. Na microanálise, analisamos duas versões de uma mesma canção com essa temática por meio da GSF e da Avaliatividade e, através de entrevistas com autores e de representantes da comunidade interpretativa, avaliamos o contexto de situação e a percepção dessa prática discursiva. Dentre as conclusões destacamos: a presença de canções ligadas à temática do trabalhador nas canções é relativamente pequena, apesar do trabalho ter um papel extremamente relevante na sociedade; o universo do trabalho representado é masculinizado, desqualifica a capacidade produtiva da mulher, reduzindo-a, na maioria das vezes, à trabalhadora doméstica ou à esposa/companheira; a reprodução do discurso hegemônico capitalista de produtividade; a predominância de uma imagem negativa do trabalho; ele adquire diversos significados, principalmente de ganhos financeiros; prevalece o registro de impressões, ações e relações do ponto de vista de um narrador-personagem; a noção de individualidade se sobrepõe a de coletividade; o trabalhador vivencia e relata o momento presente, pensando pouco no futuro e referindo-se menos ainda ao passado; o sujeito representado considera mais a noção de pertencimento, deixando em segundo plano a atividade do pensar e executando mecanicamente tarefas indicadas por terceiros. Outra conclusão importante refere-se à metafunção textual, para cuja análise recomendamos a segmentação da letra da canção em frases melódicas e não em orações da gramática tradicional, para aproximar a análise de tema e rema da real percepção do ouvinte. Concluímos, ainda, que o resultado da análise através de cada metodologia utilizada corrobora o das demais, tendo cada teoria a sua peculiaridade na identificação de aspectos específicos.
Abstract: The present research aims to analyze the representations of work and workers in Brazilian lyrics using Critical Discourse Analysis at the lexicogrammatical, semantic-discursive and context levels. The theoretical reference entails work and music history and configuration as well as the following theoretical-methodological linguistics aspects: a) Critical Discourse Analysis (CDA), based primarily on Fairclough (2001a); b) Halliday´s (2004) Systemic-Functional Grammar (SFG), approaching the textual, ideational and interpersonal metafunctions; and c) Appraisal Theory (AT) based on Martin and Rose (2003). Using the CDA theory and the WordSmith Tools, the microanalysis investigates 325 Brazilian lyrics recorded between 1916-2010, which have work and workers as their main theme. We analyze two versions of the same song using the SFG and Appraisal System and, through interviews with songwriters and representatives of the interpretative community, we evaluate the situation context and the perception of such discursive practice. As a result of our analysis we got to the following relevant conclusions: the number of songs focusing the theme of workers is somewhat small, though work plays an extremely important societal role; the work universe represented is masculine and plays down women´s productive capability, depicting them, most of the times, as a simple homemaker and wife/companion; productivity capitalist hegemonic discourse; predominance of a negative view of work; it is assigned various meanings, mainly those connected with financial benefits; the narrator-character´s view on impressions, actions and relations is what prevails; individuality supersedes collectivity; workers experience and report the present moment, hardly turning to the future and much less to the past; the notion of belonging ranks higher, and the subject places thinking on a secondary level and carries out automatically the duties assigned by others. Another relevant conclusion refers to the textual metafunction. For this analysis we suggest the segmentation of songs into melodic phrases instead of traditional grammar clauses in order to get theme and rheme analysis closer to the listener´s actual perception. We also concluded that the result of the analysis for each methodology used corroborates the others, while each theory keeps its particularities regarding the identification of specific aspects.
Asunto: Trabalhadores na música
Lingüística
Análise do discurso
Semântica
Funcionalismo (Lingüística)
Trabalho Brasil História Séc XX
Musica popular Brasil
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/DAJR-8MZQEN
Fecha del documento: 28-jun-2011
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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