Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/DAJR-8NAQDC
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Renato de Mellopt_BR
dc.contributor.referee1Ana Lucia Menezes de Andradept_BR
dc.contributor.referee2Helcira Maria Rodrigues de Limapt_BR
dc.contributor.referee3Joao Bosco Cabral dos Santospt_BR
dc.contributor.referee4William Augusto Menezespt_BR
dc.creatorCarolina Assuncao e Alvespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T09:26:14Z-
dc.date.available2019-08-10T09:26:14Z-
dc.date.issued2011-08-19pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/DAJR-8NAQDC-
dc.description.abstractCette recherche a pour objectif la réflexion à propos des concepts de l.Analyse du Discours et de l'Analyse Argumentative et leur adéquation au cinéma, dans ce que nous classifions comme des films narratifs de fiction. Selon la perspective proposée ici, le cinéma apporte un type de discours: le discours filmique. Il présente comme différentiel le fait d'être composé par plusieurs codes sémiologiques à savoir texte, images, sons, musique, effets spéciaux, etc. Un film n'est pas simplement une mise en intrigue faite pour distraire les spectateurs devant leur écran. Outre la fonction de divertissement, il est nécessaire de prendre le film comme acte de langage capable de guider rhétoriquement des avis, des états émotionnels et même des actions. Sa portée sociale mérite donc d'être considérée. Il s.agit d'analyser des processus discursifs verbaux et cinématographiques, dans la façon dont ils contribuent à construire l'oeuvre. On a recours à deux approches théoriques: la première concerne l'énonciation, spécialement la Théorie Semiolinguistique de Patrick Charaudeau. La seconde touche aux théories de l.argumentation chez Aristote, Chaïm Perelman et Ruth Amossy, entre autres. Le film choisi en tant qu'objet d'analyse ici est, Le parrain II, (The Godfather part II, 1974), de Francis Ford Coppola.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo a aplicação de conceitos da Análise do Discurso e da Análise Argumentativa ao cinema, ao objeto classificado como filme narrativo de ficção. Sob a perspectiva aqui proposta, o cinema é dotado um tipo de discurso: o discurso filmico, que tem como diferencial o fato de ser constituído por vários códigos semiológicos, a saber: texto, imagens, sons, música, efeitos especiais etc. Um filme não é apenas um enredo elaborado para distrair os espectadores diante da tela. Além da função de entretenimento, é necessário levar em conta que se trata principalmente de um ato de linguagem capaz de guiar retoricamente as opiniões, os estados emocionais e até mesmo as ações. Seu alcance social, deve ser, portanto, considerado. O interesse consiste em analisar os processos discursivos verbais e cinematográficos e a maneira como eles contribuem para a construção de um filme. Para tanto, são usadas duas abordagens teóricas: a primeira concerne à enunciação, especialmente a Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau, e a segunda diz respeito às teorias da argumentação desenvolvidas por Aristóteles, Chaim Perelman, Ruth Amossy, entre outros. O filme escolhido como objeto de análise foi O Poderoso Chefão II (The Godfather part II, 1974), de Francis Ford Coppola.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectteoria semiolinguísticapt_BR
dc.subjectdiscurso fílmicopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectretórica da argumentaçãopt_BR
dc.subjectcinema narrativo de ficçãopt_BR
dc.subjecto poderoso chefãopt_BR
dc.subjectlinguagem cinematográficapt_BR
dc.subject.otherLinguagem cinematográficapt_BR
dc.subject.otherCinema e linguagempt_BR
dc.subject.otherLingüísticapt_BR
dc.subject.otherPersuasão (Retórica)pt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherEstratégia (Discursiva)pt_BR
dc.subject.otherAnálise do discurso narrativopt_BR
dc.subject.otherSemióticapt_BR
dc.subject.otherRetóricapt_BR
dc.subject.otherEnunciaçãopt_BR
dc.subject.otherO poderoso chefão II (Filme)pt_BR
dc.subject.otherCinema Semióticapt_BR
dc.titleDimensões argumentativas do discurso fílmico: projeções retóricas na tela do cinemapt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1079d.pdf3.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.