Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/EABA-99JHRD
Type: Monografias de Especialização
Title: O uso da calculadora na sala de aula: opiniões de estudantes do ensino fundamenta
Authors: Matheus de Almeida Dibai
First Advisor: Juliana Batista Faria
First Referee: Kelly Maria de Campos Fornero A de Lima
Second Referee: Denise Alves de Araujo
Abstract: A pesquisa teve como objetivo investigar as opiniões dos estudantes do ensino fundamental em relação ao uso da calculadora em sala de aula. Aplicou-se um questionário que buscou identificar, em respostas elaboradas abertamente pelos estudantes, as experiências, crenças evalores envolvendo o uso da calculadora em sala de aula, de modo a captar suas opiniões sobre o uso pedagógico desse instrumento. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes de três turmas do ensino fundamental de duas escolas (uma pública e uma privada). Ao todo foram entrevistados 47 estudantes do 6º ano e 41 estudantes do 7º ano. Os dados obtidos com os questionários tiveram um tratamento quantitativo, mas foi feita uma análise de abordagem prioritariamente qualitativa, uma vez que se buscou identificar os significados que osestudantes atribuíram ao uso da calculadora na sala de aula e analisar tais significados a partir de categorias que foram elaboradas no decorrer do próprio processo de análise do material empírico. O estudo identificou diferentes posicionamentos assumidos pelos estudantes,revelando que os alunos são capazes de refletir sobre os prós e contras do uso desse recurso e que estão abertos para participar desse debate.
Subject: Matemática
Matematica Estudo e ensino
 Prática de ensino 
Máquinas de calcular 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EABA-99JHRD
Issue Date: 10-Jul-2013
Appears in Collections:Especialização em Matemática Para Professores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_matheusdibai.pdf412.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.