Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/EABA-99JHRD
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | O uso da calculadora na sala de aula: opiniões de estudantes do ensino fundamenta |
Authors: | Matheus de Almeida Dibai |
First Advisor: | Juliana Batista Faria |
First Referee: | Kelly Maria de Campos Fornero A de Lima |
Second Referee: | Denise Alves de Araujo |
Abstract: | A pesquisa teve como objetivo investigar as opiniões dos estudantes do ensino fundamental em relação ao uso da calculadora em sala de aula. Aplicou-se um questionário que buscou identificar, em respostas elaboradas abertamente pelos estudantes, as experiências, crenças evalores envolvendo o uso da calculadora em sala de aula, de modo a captar suas opiniões sobre o uso pedagógico desse instrumento. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes de três turmas do ensino fundamental de duas escolas (uma pública e uma privada). Ao todo foram entrevistados 47 estudantes do 6º ano e 41 estudantes do 7º ano. Os dados obtidos com os questionários tiveram um tratamento quantitativo, mas foi feita uma análise de abordagem prioritariamente qualitativa, uma vez que se buscou identificar os significados que osestudantes atribuíram ao uso da calculadora na sala de aula e analisar tais significados a partir de categorias que foram elaboradas no decorrer do próprio processo de análise do material empírico. O estudo identificou diferentes posicionamentos assumidos pelos estudantes,revelando que os alunos são capazes de refletir sobre os prós e contras do uso desse recurso e que estão abertos para participar desse debate. |
Subject: | Matemática Matematica Estudo e ensino Prática de ensino Máquinas de calcular |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/EABA-99JHRD |
Issue Date: | 10-Jul-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Matemática Para Professores |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_matheusdibai.pdf | 412.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.