Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/EABA-9WMJUM
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Funções do 2º grau: comparação de livros didáticos
Autor(es): Joao Luiz Ribas Pereira
Primeiro Orientador: Paulo Antonio Fonseca Machado
Primeiro membro da banca : Antonio Zumpano Pereira Santos
Segundo membro da banca: Helder Candido Rodrigues
Resumo: Este estudo abordou a Álgebra, com enfoque nas equações do segundo grau. Para tal buscou-se como objetivo geral comparar esse conteúdo em três livros didáticos de Matemática para o 9º ano do ensino fundamental II de escola pública. Dessa maneira foi utilizada a metodologia da pesquisa bibliográfica em que se fez, conforme citado, uma comparação entre três livros de Matémática do 9º ano. As investigações revelaram que os livros são selecionados pelos professores das escolas e depois o MEC os envia para cada instituição escolar. A pesquisa revelou que o conteúdo de Álgebra/Equação do 2º grau é o mesmo nos três exemplares analisados, seguem a metodologia orientada nos PCNs de elaborar questões voltadas para a realidade dos educandos, tendo um ou outro mais aprofundamento.Outra questão que demonstrou bastante evidente foi que o livro didático é mais um instrumento de ensino-aprendizagem, mas há a necessidade de se formar melhor os professores de Matemática. O trabalho demonstrou a importância da pesquisa nas universidades, despertando no professor o interesse pelo próprio objeto de trabalho.
Abstract: This study addressed Algebra, focusing on the equations of the second degree. For this purpose, the general objective was to compare this content in three textbooks of Mathematics for the 9th year of elementary school II of public school. In this way, a methodology of bibliographical research was used, in which a comparison was made between three Mathematics books of the 9th grade. The investigations revealed thatthe books are selected by the teachers of the schools and then the MEC sends them to each school institution. The research revealed that the content of Algebra / Equation of the second degree is the same in the three copies analyzed, follow the methodology oriented in the PCNs to elaborate questions geared to the reality of the students, having one or another more deepening. Another issue that has proved quite evident was that the textbook is more a teaching-learning instrument, but thereis a need to better train mathematics teachers. The work demonstrated the importance of research in universities, arousing in the teacher the interest in the work object itself.
Assunto: Matemática
Álgebra
Matemática Estudo e ensino
Material didático
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EABA-9WMJUM
Data do documento: 27-Fev-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Matemática Para Professores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_joaoribas.pdf554.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.