Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/EABA-A89JDN
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Representações, valores e procedimentos no ensino e aprendizagem de proporcionalidade em uma turma de 7º ano e em uma turma de EJA |
Authors: | Erica Laboissiere |
First Advisor: | Ana Rafaela Correia Ferreira |
First Referee: | Denise Alves de Araujo |
Second Referee: | Renata Alves Costa |
Abstract: | Esta monografia foi elaborada a partir de um material empírico produzido através de procedimentos de intervenções, observações e registros de aulas em que atuei, simultaneamente, como professora e pesquisadora. Os recortes são trechos de interações ocorridas nas situações de ensino e aprendizagem da proporcionalidade em duas turmas distintas: de 7º ano do Ensino Fundamental e do 2º segmento do Ensino Fundamental da EJA. Os diálogos selecionados permitem perceber as trocas através das quais os educandos atribuem significados aos conteúdos escolares recorrendo a representações, valores e procedimentos que tanto podem dialogar, quanto podem entrar em conflito com os saberes escolares. A análise comparativa permitiu identificar os diferentes modos como sujeitos pertencentes a coletivos sociais distintos constituem eventos de numeramento na dinâmica discursiva da sala de aula |
Abstract: | paper was elaborated from an empirical material produced through interventions procedures, observations and records of classes where I worked at the same time as a teacher and researcher. The cutouts of texts concerns fragments of interactions that occurred during proportionality teaching and learning situations into two distinct classes: Elementary School 7th year and EJAs second segment. The selected dialogues allow realizing exchanges through which students attribute meanings to school content using representations, values and procedures which can either talk, or getting in conflict with the school knowledge. The comparative analysis allowed identifying the different ways how individuals belonging to distinct social groups are numeracy events in the discursive dynamics of the classroom. |
Subject: | Matemática Matemática Estudo e ensino Pesquisa Matematica Estudo e ensino (Elementar) |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/EABA-A89JDN |
Issue Date: | 16-Dec-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Matemática Para Professores |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_ericalaboissiere.pdf | 536.06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.