Aspectos metacognitivos na leitura do indexador
Carregando...
Data
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
Descrição
Tipo
Tese de doutorado
Título alternativo
Primeiro orientador
Membros da banca
Johanna Wilhelmina Smit
Isis Paim
Lidia Alvarenga
Maria Eugenia Albino Andrade
Isis Paim
Lidia Alvarenga
Maria Eugenia Albino Andrade
Resumo
Considerando a leitura do indexador como elemento primeiro do processo de indexação, objetivou-se a identificação de estratégias metacognitivas utilizadas por esse profissional durante a leitura para fins de indexação. Buscou-se identificar semelhanças e divergências no uso de estratégias metacognitivas entre os indexadores e leitores proficientes do Grupo de Controle, levando em consideração estratégias de incompreensão monitorada, construção de hipótese, relação de informações entre sentenças e parágrafos, pergunta-resposta, elaboração mental de resumo, juízo de valor, repetição e evocação. Utilizou-se o protocolo verbal, método que possibilita a obtenção de relatos individuais da própria cognição durante a execução de uma tarefa, ou à medida que esteja sendo relembrada, oferecendo informações qualitativas. A leitura de dois textos foi aplicada a sete indexadores e sete sujeitos do grupo de controle, buscando-se identificar a existência de estratégias de leitura peculiares ao profissional da indexação. Os resultados demonstraram que os indexadores lêem de modo semelhante aos sujeitos do Grupo de Controle, divergindo apenas na freqüência com que elaboram mentalmente resumo do texto no momento da leitura e na estratégia de juízo de valor. Também foi testada uma questão metodológica relacionada ao texto, em sua condição marcada e não marcada. O resultado demonstra a necessidade de reestruturação na formação do bibliotecário, em busca de métodos em que a metacognição seja usada como estratégia de leitura.
Abstract
Considering indexers reading as a first element in the indexing process, this thesis aims at identifying metacognitive strategies used by such professional during the reading for indexing. It seeked to identify similarities and differences in the use of metacognitive strategies among indexers and a control group composed by proficient readers. It was taken into account strategies of monitored misunderstanding, hypothesis construction, information clues between sentences and paragraphs, question-answering, abstract mental construction, value judgment repetition and evocation. The method used was verbal protocol analysis, a method which allows obtaining individual accounts, exploring individual cognition from a task execution or from task execution remembrances, and which offer qualitative information. Results show indexers read similarly to proficient readers. Differences are perceived only in the frequency indexers use abstract mental constructions and value judging during the reading procedure. It was also tested a methodological question concerned to text, in its marked and non-marked condition. Results show the need for providing a restructuring of librarian formation, searching for methods in which the use of metacognition could be contemplated in the teaching of reading strategies.
Assunto
Ciência da informação, Indexação
Palavras-chave
Ciência da informação, Indexação, metacognição