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Type: Dissertação de Mestrado
Title: (In)formação, um caminho para a participação política? um estudo de caso sobre o Programa de Educação para a Cidadania da ALMG
Authors: Denise Catarina Silva Mangue
First Advisor: Maria Guiomar da Cunha Frota
First Referee: Leoncio Jose Gomes Soares
Second Referee: Alcenir Soares dos Reis
Abstract: Não obstante a discussão da democratização da informação produzida pela esfera pública e governamental seja uma condicionante fundamental para o exercício da cidadania, esta não pode se concretizar se não houver, antes, a democratização da informação sobre a esfera pública e governamental, seu funcionamento e seus fundamentos. Esta proposta de pesquisa pretendeu discutir os aspectos da relação entre informação, práticas pedagógicas e cidadania. Seu núcleo argumentativo sustentou-se no pressuposto de que a falta de um conhecimento pleno acerca do funcionamento do Estado e de suas funções, por parte da sociedade, pode redundar numa fraca e falha participação política. Ante tal problemática, duas questões se colocaram: 1) a de saber qual é a relação entre o acesso às informações disponibilizadas e veiculadas por programas de educação para a cidadania desenvolvidos por órgão públicos e o exercício da dimensão política de cidadania por parte dos cidadãos por eles contemplados; e 2) a de verificar de que modo tais programas podem se constituir como fontes de informação para o exercício da dimensão política de cidadania. Para responder a essas duas perguntas, estudamos um programa de educação para a cidadania desenvolvido por um órgão público o programa Educação para a Cidadania da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG). O enfoque escolhido para a análise da relação entre o acesso à informação e o exercício da dimensão política da cidadania transitou em três grandes áreas do conhecimento: a Ciência da Informação, a Ciência Política e a Educação. Dentre as conclusões a que chegamos estão a de que a apropriação da informação não se dá de forma uniforme e a de que os programas de educação para a cidadania podem se constituir como fontes de informação, mas sempre sofrerão a influência da diferença de posições, motivações e intenções dos atores envolvidos.
Abstract: In spite of the discussion about the democratization of information produced by the public and governmental sphere being a fundamental determiner for the exercise of citizenship, it cannot be materialized if, beforehand, there is not the democratization of the information of the very public and governmental sphere, its operations and foundations. This research proposal has tried to discuss the aspects of the relationship among information, pedagogical practises and citizenship. Its argumentative core was based on the premise that the lack of knowledge about the functioning of the State and its roles, concerning society, could result in a weak and defective political participation. Before such problem, two questions could be posed: 1) to inquire which is the relationship between the access to the information made available and propagated through education programmes that are developed by public agencies and the exercise of the political dimension of citizenship of the citizens that are contemplated with these programmes; and 2) to verify in which way such programmes can be regarded as information sources for the exercise of the political sense of citizenship. In order to answer these two questions, we studied a citizenship education programme developed by a public agency - "Education for Citizenship" by the Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) (Minas Gerais State Legislative Assembly). The focus, which was chosen for the analysis of the relationship between the access to information and the exercise of the political dimension of citizenship, comprehended three large fields of study: Information Science, Political Science and Education. Out of the conclusions, at which we have arrived, two are: that the appropriation of information does not occur in a uniform manner and that the citizenship education programmes can be regarded as sources of information, but they will always be influenced by the difference in positions, motivations, and intentions of the different parts involved.
Subject: Políticas públicas
Educação
Ciência da informação
Cidadania
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EARM-7H3MWR
Issue Date: 14-Apr-2008
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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