Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9Q5NBF
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maurilio Andrade Rochapt_BR
dc.contributor.referee1Cesar Lignellipt_BR
dc.contributor.referee2Eugenio Tadeu Pereirapt_BR
dc.contributor.referee3Ernani de Castro Malettapt_BR
dc.creatorPriscilla Romualdo Cler dos Reispt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T11:06:45Z-
dc.date.available2019-08-14T11:06:45Z-
dc.date.issued2013-09-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/EBAC-9Q5NBF-
dc.description.abstractThis paper deals with the voice of the actor and his training in higher education. At first, addresses the issue of vocal training under a Brazilian perspective by studying articles, theses and dissertations produced by teachers in state and federal universities, published in the last ten years. Then, the work focuses on teaching voice in Undergraduate Theatre course in the School of Fine Arts of the Federal University of Minas Gerais, through the presentation and analysis of the course and subjects in the area of voice currently offered. The last part of this paper proposes a reform of the curriculum of Theatre at UFMG, by creating a compulsory subject (Vocal and Musical Awareness Workshop), detailed in the final chapter of this dissertation. The subject proposal addresses key issues in vocal training of the actor as vocal technique and awareness of soundparameters (height, duration, intensity and timbre).pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata da voz do ator e sua formação no ensino superior. Em um primeiro momento, aborda o assunto da formação vocal sob uma perspectiva brasileira, através do estudo de artigos, teses e dissertações, produzidos por professores de universidades estaduais e federais, publicados nos últimos dez anos. Em seguida, o trabalho foca no ensino de voz no curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, através da apresentação e análise do curso e das disciplinas da área de voz oferecidas atualmente. A última parte deste trabalho consiste numa sugestão de reforma no currículo do ciclo básico do curso de Teatro da UFMG, através da criação de uma disciplina obrigatória (Oficina de Consciência Vocal e Musical), detalhada no último capítulo desta dissertação. A disciplina proposta aborda questões básicas na formação vocal do ator, como a técnica vocal e a conscientização dos parâmetros do som (altura, duração,intensidadee timbre).pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectFormação Vocalpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAtorpt_BR
dc.subject.otherUniversidade Federal de Minas Gerais Escola de Belas Artes Curso de Graduacao em Teatropt_BR
dc.subject.otherVoz Educacaopt_BR
dc.subject.otherTeatro Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherRepresentação teatralpt_BR
dc.titleConsciência Vocal e Musical no teatro: uma proposta para o ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_conclu_da_priscilla_cler.pdf3.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.