Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9Q5NBF
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Consciência Vocal e Musical no teatro: uma proposta para o ensino superior |
Autor(es): | Priscilla Romualdo Cler dos Reis |
primer Tutor: | Maurilio Andrade Rocha |
primer miembro del tribunal : | Cesar Lignelli |
Segundo miembro del tribunal: | Eugenio Tadeu Pereira |
Tercer miembro del tribunal: | Ernani de Castro Maletta |
Resumen: | O presente trabalho trata da voz do ator e sua formação no ensino superior. Em um primeiro momento, aborda o assunto da formação vocal sob uma perspectiva brasileira, através do estudo de artigos, teses e dissertações, produzidos por professores de universidades estaduais e federais, publicados nos últimos dez anos. Em seguida, o trabalho foca no ensino de voz no curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, através da apresentação e análise do curso e das disciplinas da área de voz oferecidas atualmente. A última parte deste trabalho consiste numa sugestão de reforma no currículo do ciclo básico do curso de Teatro da UFMG, através da criação de uma disciplina obrigatória (Oficina de Consciência Vocal e Musical), detalhada no último capítulo desta dissertação. A disciplina proposta aborda questões básicas na formação vocal do ator, como a técnica vocal e a conscientização dos parâmetros do som (altura, duração,intensidadee timbre). |
Abstract: | This paper deals with the voice of the actor and his training in higher education. At first, addresses the issue of vocal training under a Brazilian perspective by studying articles, theses and dissertations produced by teachers in state and federal universities, published in the last ten years. Then, the work focuses on teaching voice in Undergraduate Theatre course in the School of Fine Arts of the Federal University of Minas Gerais, through the presentation and analysis of the course and subjects in the area of voice currently offered. The last part of this paper proposes a reform of the curriculum of Theatre at UFMG, by creating a compulsory subject (Vocal and Musical Awareness Workshop), detailed in the final chapter of this dissertation. The subject proposal addresses key issues in vocal training of the actor as vocal technique and awareness of soundparameters (height, duration, intensity and timbre). |
Asunto: | Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Belas Artes Curso de Graduacao em Teatro Voz Educacao Teatro Estudo e ensino Representação teatral |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9Q5NBF |
Fecha del documento: | 6-sep-2013 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_conclu_da_priscilla_cler.pdf | 3.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.