Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9RDHYU
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Os Salões Nacionais de Arte em Belo Horizonte na década de 1980: as especificidades dos salões temáticos |
Autor(es): | Ana Luiza Teixeira Neves |
Primeiro Orientador: | Rodrigo Vivas Andrade |
Primeiro membro da banca : | Marilia Andres Ribeiro |
Segundo membro da banca: | Rogério Pereira de Arruda |
Resumo: | Esta dissertação apresenta a pesquisa realizada a respeito dos Salões Nacionais de Arte ocorridos na cidade de Belo Horizonte na primeira metade da década de 1980, especificamente os salões temáticos, entre os anos de 1979 e 1984. Os Salões Nacionais deArte que eram promovidos pela Prefeitura de Belo Horizonte, e que tiveram uma trajetória de 72 anos, representaram um importante evento fomentador do circuito artístico nacional, sendo oportunidade para jovens artistas ou mesmo apresentando artistas já consagrados. Ainda há o fato da grande parte das obras premiadas passarem a constituir o acervo do Museu de Arte da Pampulha, formando assim uma coleção passível de estudos. Primeiramente foi apresentado o contexto da década em questão, denominada por muitos autores no que diz respeito a produção artística daquele momento, como o retorno à pintura. Em um segundo momento, foi revista a história dos salões de arte como instituição propagadora de tendências e produções do circuito artístico, e em seguida apresentada a trajetória dos salões nacontemporaneidade até a chegada aos salões da década de 1980, onde optou-se pela pesquisa dos salões temáticos, com análises de textos de críticos que acompanharam os eventos e obras pertencentes ao acervo do Museu de Arte da Pampulha |
Abstract: | This dissertation shows a research realised about National Art Displays which had taken place in Belo Horizonte city in the first half of 80's, specifically the so-called Thematic Displays between 1979 and 1984. These National Art Displays that had been promoted by the TownHall of Belo Horizonte and which had lasted about 72 years, meant an important event to foster the grownth of national artistic circuit, meaning an opportunity of visibility for young artists and even so those known ones. There is also a point to be considered the fact that thebiggest part of selected art pieces have been integrated to the Art Museum of Pampulha's collection; thus, forming a set of works available to be studied. At first glance, it has shown at that moment the context of this decade as the return of painting. Secondly, it has revised theart displays history as a propagator institution of tendencies and production of that circuit. Following, its showed the trajectory of these Displays at the contemporaneity until 80s beginning. Because of that, one has opted for the Thematic Displays search presented eachchapter, through analysis and texts of art-critics who have kept up with the events and worksbelonged to the Art Museum of Pampulha's collection. |
Assunto: | Artes plasticas Premios Belo Horizonte (MG) Artes plásticas Museu de Arte da Pampulha (Belo Horizonte, MG) Salao Nacional de Arte Belo Horizonte (MG) Historia |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9RDHYU |
Data do documento: | 5-Set-2014 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_completa_ana_luiza_neves.pdf | 6.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.