Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9RDK6A
Type: Tese de Doutorado
Title: O canto coral na formação de atores: processos, princípios e procedimentos
Authors: Lucile Cortez Horn
Ernani de Castro Maletta
First Advisor: Ernani de Castro Maletta
First Referee: Marco Antônio Toledo Nascimento
Second Referee: Natal Lânia Roque Fernandes
Third Referee: Fernando Antonio Mencarelli
metadata.dc.contributor.referee4: Maurilio Andrade Rocha
Abstract: Neste trabalho identificamos os processos, princípios e procedimentos orientadores da criação de estratégias pedagógicas específicas, voltadas à prática do canto coral, que o tornam um instrumento privilegiado para a formação do ator. Essa questãosurgiu em nosso percurso profissional, no qual desenvolvemos metodologias que facilitam a musicalização de não-músicos. Considerando que a maioria dos atores, no Brasil, não têm formação musical, buscamos identificar as contribuições que a musicalização por meio do Canto Coral podem proporcionar ao ator em formação. Dessa forma, o objetivo dessa tese é apresentar processos, princípios eprocedimentos orientadores para a musicalização do ator por meio do canto coral. Para a consecução desse objetivo, fizemos uma revisão bibliográfica, baseada na leitura crítico-analítica do pensamento e da prática artístico-pedagógica de autorespesquisadores que discutem a importância da apropriação de parâmetros musicais pelos atores em seus processos de formação, adequados às características do teatro e na análise crítica das estratégias desenvolvidas e aplicadas em nossaatuação artística e pedagógica, com base no pensamento e na prática dos autores que fundamentam esta tese. Ao referenciar a pesquisa no trabalho da pesquisadora, incluimos registros de músicas e partituras trabalhadas no curso de artes cênicas, onde a pesquisadora atuou, bem como, depoimentos de alunos desse curso, coletados em entrevista coletiva realizada pela pesquisadora. Nessa entrevista, os estudantes asseveram que a prática do canto coral contribuiu tanto para a sua formação quanto para a sua atuação. Destacamos, dentre os princípios identificados, a motivação, a dialética coletividade/individualidade, a ludicidade, a relação canto-movimento, dentre outros. Dentre os processos, destacamos o desenvolvimento da percepção musical, a apropriação de elementos musicais, a aprendizagem situada. Como procedimentos, salientamos a repetição, a imitação, o treinamento auditivo, os exercícios respiratórios, deslocamentos no espaço e a criação de arranjos específicos para o grupo vocal/coral em questão.
Abstract: In this study we identified the processes, principles and procedures that guide the development of specific pedagogical strategies directed to the choir practice, which becomes a privileged instrument to the actor formation. This question emerged during our career, where we developed methodologies that facilitate the musicalization of non musicians. Considering that most actors in Brazil have none musical formation, we seek to identify the contributions that the musicalizationthrough this practice may bring to the actor in formation. Therefore, this thesis aims to present processes, principles and procedures that guide the musicalization of the actor through choir practice. To achieve this objective, we performed a bibliographic review, based on the critical-analytical lecture of the thinking and the pedagogicalartisticpractice of authors-researchers that discuss the importance of musicalparameters appropriation by the actors in their formation processes, adjusted to the theatrical characteristics and in the critical analysis of the strategies developed and applied in our artistic and pedagogical acting, based on the thinking and practice of the authors that fundament this thesis. In referencing the research in the authors work, we included musical records and scores in the scenic arts course, where the author acted, and testimonials of students from this course collected in collective interviews performed by the author. In these interviews, the students assert that the choir practice contributed to their formation as well as to their acting. We highlight among the identified principles, the motivation, the dialectic collectivity/individuality,the playfulness, the movement-singing relation, among others. Among the processes, we highlight the development of musical perception, the appropriation ofmusical elements, the situated learning. As for procedures, we stress the repetition, imitation, the auditory training, the respiratory exercises, displacements in space and the creation of musical arrangements specific for the vocal/choir group in question.
Subject: Arte
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9RDK6A
Issue Date: 29-Oct-2014
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_lucile_cortez_horn.pdf3.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.