Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9REN8B
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O Bebê santo de Mâcon: o teatro da memória de Peter Greenaway
Autor(es): Lucia Aparecida Felisberto Santiago
Maria do Ceu Diel de Oliveira
Primeiro Orientador: Maria do Ceu Diel de Oliveira
Primeiro membro da banca : Giovana Scareli
Segundo membro da banca: Marco Antonio Farias Scarassatti
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar a composição imagética do filme O Bebê Santo de Mâcon, de Peter Greenaway, buscando compreender o seu significado alegórico a partir dos Emblemas de Andrea Alciato e das Alegorias de Cesare Ripa, tendo como suporte teórico os escritos de Frances A. Yates (Arte da Memória) e de Milton José de Almeida (O Teatro da Memória de Giulio Camillo). A título de conclusão encontra-se o relato da experiência de configuração de um lugar da memória (locus), tendo como referência o Atlas Mnemosyne, de Aby Warburg.
Abstract: This dissertation has as its main purpose Peter Greenaway´s The Baby of Mâcon imagetic composition analysis, in order to understand the allegorical meaning from Andrea Alciato´s Emblems and Cesare Ripa´s Allegories through the theoretical background of Frances A. Yates (The Art of Memory) and Milton José de Almeida (Giulio Camillo's Theatre of Memory). Concluding is reported an experience of setting up a place of memory (locus), inspired by Aby Warburg´s Mnemosyne Atlas.
Assunto: Cinema e arte
Alegorias
Memória na arte
Teatro
Emblemas
The Baby of Macon (Filme)
Greenaway, Peter, 1942-
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9REN8B
Data do documento: 29-Ago-2014
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