Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A47N2K
Type: Dissertação de Mestrado
Title: OeEnsino/aprendizagem de arte na formação do pedagogo: estudo de caso da UNEB/CAMPUS XVII
Authors: Ádma Bernardino Magalhães
First Advisor: Ana Cristina Carvalho Pereira
First Referee: Juliana Gouthier Macedo
Second Referee: Ricardo Carvalho de Figueiredo
Abstract: O presente trabalho O ENSINO/APRENDIZAGEM DE ARTE NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: Estudo de caso da UNEB/CAMPUS XVII, partiu da necessidade de investigar a formação de professores para o ensino/aprendizagem de Arte, no curso de Pedagogia, da Universidade do Estado da Bahia - Campus XVII. Com o propósito de evidenciar os referenciais didáticos e metodológicos empregados no componente curricular Arte e Educação e seus reflexos na atuação de egressos do curso de Pedagogia. É apresentado um panorama do ensino de Arte no Brasil, as diretrizes curriculares para Arte na Educação Básica e as diretrizes do curso de Pedagogia, no que tange ao ensino de Arte. A abordagem qualitativa e o estudo de caso, como referenciais metodológicos, possibilitaram a identificação e análise dos saberes construídos e os problemas encontrados na formação em Arte, no curso de Pedagogia/UNEB. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: o questionário, a entrevista estruturada e a análise documental. Como resultado, se evidenciou que a formação em Arte, nesse contexto, é vista como insuficiente, dada a exiguidade de tempo do componente curricular Arte e Educação e em relação ao vasto campo de saberes da Arte enquanto área de conhecimento. Dos fatores que justificam a situação em que se encontra a Arte na formação dos Pedagogos, foram mencionados: a falta de acesso a bens culturais, aos espaços de fruição artística, bem como, a sonegação dos conhecimentos sobre Arte na Educação Básica, na experiência de formação dos egressos. Apesar dos problemas evidenciados, se reconhecem a importância e necessidade da Arte como componente fundamental ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes, em todos os níveis de ensino, sua relevância cultural, histórica e social.
Abstract: This work TEACHING / LEARNING IN ART PEDAGOGUE TRAINING: Case Study of UNEB / CAMPUS XVII, stemmed from the need to investigate the teacher training for teaching / learning art, the Faculty of Education, State University of Bahia - XVII Campus. In order to highlight the educational and methodological frameworks used in the curricular component and Art Education and its impact on the performance of Faculty of Education graduates. It presents an overview of art education in Brazil, the curricular guidelines for Arts in Basic Education and the Faculty of Education guidelines, with regard to art education. The qualitative approach and the case study as methodological framework, made possible the identification and analysis of built knowledge and the problems encountered in training in Art, the Faculty of Education / UNEB. The research instruments used were the questionnaire, structured interviews and document analysis. As a result, it became clear that training in art in this context is seen as insufficient, given the curricular component of time scarcity Art and Education and in relation to the vast field of art as knowledge area knowledge. Of the factors that justify the situation where the art lies in training Educators were mentioned: lack of access to cultural goods, artistic fruition spaces, as well as the withholding of knowledge of Art in basic education, the experience of training of graduates. Despite the evident problems, they recognize the importance and necessity of art as a key component to the cognitive development of students at all levels of education, cultural relevance, historical and social.
Subject: Universidade do Estado da Bahia Curso de Pedagogia
Arte e educação
Professores Formação
Educação Estudo e ensino
Arte Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A47N2K
Issue Date: 7-Aug-2015
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_definitiva___dma.pdf2.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.