Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A48MYS
Type: | Tese de Doutorado |
Title: | A condição processual e a plasticidade/materialidade nos procedimentos da modelagem e da moldagem, ou, sobre o que não é preciso |
Authors: | Maria Elisa Mendes Miranda |
First Advisor: | Stephane Denis Albert Rene Huchet |
First Referee: | Maria Elisa Martins Campos do Amaral |
Second Referee: | Wanda de Paula Tofani |
Third Referee: | Claudia Maria Mello Franco Silva |
metadata.dc.contributor.referee4: | Marisa Florido Cesar |
Abstract: | Este trabalho constrói-se através de reflexões sobre as condições processuais associadas aos procedimentos da modelagem e da moldagem. O toque e a temporalidade são propostos como os condutores desses processos, nos quais a plasticidade e a materialidade são identificadas com a força das mutações, dada a natureza vibrante de suas corporalidades. O contato, a instância promotora do relacionamento entre forma e contraforma, do desdobramento da impressão, estabelece a emergência da transformação, o nó górdio da pesquisa. Com o propósito de pensar sobre esse momento de potência vital, são convocados alguns teóricos, como Didi-Huberman e Rosalind Krauss, entre outros, para se juntarem às vozes e trabalhos de artistas com o interesse de produzir um corpo imagético e conceitual para a experiência plástica desenvolvida no exercício da modelagem e da moldagem. |
Abstract: | This work is built through reflections on the process conditions associated with the procedures of modeling and molding. Touch and temporality are proposed as drivers of these processes, in which plasticity and materiality are identified with the force of changes, given the vibrant nature of their corporeality. Contact, the instance that promotes the relationship between form and counter form, establishes the emergence of transformation, the Gordian knot of this research. In order to think about this vital power theorists, such as Didi-Huberman and Rosalind Krauss, among others, are summoned, to join the voices and work of artists, in order to produce a conceptual and imagetic body related to the plastic experience developed in the course of modeling and molding. |
Subject: | Tempo na arte Artes plásticas Percepção Plasticidade Objeto (Estetica) Escultura |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A48MYS |
Issue Date: | 31-Jul-2015 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tese_liliza_mendes.pdf | 8.96 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.