Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4BEPY
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Francisco Carlos de Carvalho Marinhopt_BR
dc.contributor.referee1Carlos Henrique Rezende Falcipt_BR
dc.contributor.referee2Pablo Alexandre Gobira de Souza Ricardopt_BR
dc.creatorItalo Cardoso Travenzolipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T03:50:54Z-
dc.date.available2019-08-12T03:50:54Z-
dc.date.issued2015-08-10pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4BEPY-
dc.description.abstractThis research investigates the phenomenon of interaction by computer systems in artistic works in which there is participation of the apparent qualities of interfaces on the critical experience of the work. For this, it establishes the concept of OSTENSIVITY which emphasizes formal results made possible through such systems, or who tend to non-mimetic abstraction, proposing autonomous aesthetic objects. As this research studies works of interactive art, the concepts of INTERACTIVITY and the different types of INTERFACE are investigated. Founded by the relationship between concepts in philosophy, film theory, computer science, art and design, the proposed concept addresses the interfaces and the interaction processes in which there is greater evidence of the apparatus. Among these concepts, SUPERFICIALITY and PROGRAMMING are applied to technical images, that is, significant surfaces produced by programmed machines, which operates in order to materialize and make possible abstract concepts. Opacity refers to theimage of the film as a surface effect, highlighting the technical and textual apparatus of representation as an aesthetic feature and as a means of providing critical distance. The ABSTRACTION, in turn, refers to the thought process needed to assimilate the world around us through the division of phenomena into objects that constitute them, term also is used to refer to either a procedure as a style in art, which results in lower accuracy of the representation of nature or figuration that lacks any representation of it. The ostensivity, contrary to what it might suggest,does not preclude the experience of critical proximity, since the higher degree of psychological investment, i.e. emotions and attention by the interactor with the universe presented by interfaces, does not depend solely on the fidelity of the representation of reality. In this sense, the research presents a new perspective on immersion, indicating that the physical and sensory involvement of the interactor by the interfaces is not enough to reach a greater proximity. This involvement depends in large part on the articulation established by the artist, as well as the individualcharacteristics of each interactor while the interactive experience occurs.pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa investiga o fenômeno da interação por sistemas computacionais em obras artísticas nas quais há a participação das qualidades aparentes das interfaces na experiência da obra. Para isso, é estabelecido o conceito de OSTENSIVIDADE, que enfatiza resultados formais tornados possíveis por meio de tais sistemas, ou que tendem à abstração não mimética, propondo objetos estéticos autônomos. Como a pesquisa estuda as obras de arte interativas, são investigados os conceitos de INTERATIVIDADE e os diversos tipos de INTERFACE. Fundamentada pela relação entre conceitos advindos da filosofia, teoria cinematográfica, ciência da computação, arte e design, o conceito proposto descreve as interfaces e processos de interação nas quais há maior evidência do funcionamento do aparelho. Dentre esses conceitos, SUPERFICIALIDADE e PROGRAMAÇÃO são aplicados às imagens técnicas, ou seja, SUPERFÍCIES significativas produzidas por aparelhosPROGRAMADOS, que operam no sentido de materializar e possibilitar conceitos abstratos. A OPACIDADE refere-se à imagem do cinema como efeito de superfície, evidenciando o aparato técnico e textual da representação como um recurso estético e como meio de proporcionar distanciamento crítico. A ABSTRAÇÃO, por sua vez, trata do processo do pensamento necessário para assimilar o mundo que nos cerca por meio da divisão dos fenômenos em objetos que os constituem, termoque também é usado para se referir tanto a um procedimento quanto a um estilo na arte, que implica menor rigor da representação da natureza ou da figuração que prescinde de qualquer representação. A OSTENSIVIDADE, ao contrário do que pode sugerir, não impossibilita a experiência da proximidade crítica, visto que o maior grau de investimento psicológico, ou seja, das emoções e da atenção porparte do interator com o universo apresentado pelas interfaces, não depende exclusivamente da fidelidade da representação da realidade. Nesse sentido, o texto apresenta uma nova perspectiva sobre imersão, indicando que não basta o envolvimento físico e sensorial do interator pelas interfaces para que uma maior proximidade seja alcançada. Esse envolvimento depende, em grande parte, da articulação estabelecida pelo artista, bem como das características individuais de cada interator no momento da experiência interativa.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectArte computacionalpt_BR
dc.subjectInterfaces homem-computadorpt_BR
dc.subject.otherArte digitalpt_BR
dc.subject.otherJogos eletrônicospt_BR
dc.subject.otherArte por computadorpt_BR
dc.subject.otherInterfaces (Computador)pt_BR
dc.subject.otherArte e tecnologiapt_BR
dc.titleOstensividade em arte computacional interativapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ostensividade_em_arte_computacional_interativa___italo_travenzoli___2015.pdf26.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.