Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4FETV
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Sobre um dizer na arte: história, sentido e função no trabalho artístico
Autor(es): Gladston da Costa Almeida
Primeiro Orientador: Patricia Dias Franca
Primeiro membro da banca : Stephane Denis Albert Rene Huchet
Segundo membro da banca: Maria Angelica Melendi de Biasizzo
Resumo: A partir de uma inquietação trazida pela análise de textos que tratam da arte e das publicações com entrevistas e escritos de artistas, propõe-se uma investigação sobre a função que os mesmos assumem num contexto de arte como o atual, em que se torna sensivelmente perceptível a relevância que o discurso assume em meio às práticas artísticas. Tendo como disparador a filosofia da linguagem de Wittgenstein e os trabalhos teóricos de Joseph Kosuth, o objetivo deste trabalho gira em torno da possibilidade de se realizar um texto que aborde questões imediatas ao campo artístico valendo-se de uma linguagem que não se furta à condição de ser construída sobre uma gramática considerada como específica ao universo discursivo da arte. Sobre as proposições da história da arte, da hermenêutica filosófica, da filosofia da linguagem e da teoria e crítica da arte, cria-se um universo especulativo que tem como fundamento primeiro discorrer sobre a natureza dessa então gramática especifica do campo artístico e aindaseus modos de uso, num contexto em que as práticas são variadas e os objetos de investigação múltiplos. Ao partir dos conceitos de natureza da arte e de proposição nominal, o fundamento da investigação se desdobra pelo caminho de um discurso que pretende analisar nas operações de significação da arte as sentença de sentido pouco claro. E paralela a essa definição propõe-se que a pratica discursiva na arte se realize baseada em sentenças que encontram no próprio campo da arte sua significação lógica.
Abstract: From an uneasiness brought by the analysis of texts dealing with art and publications and interviews with artists writings, it is proposed an investigation into the role that they assume a context of art like this, it becomes significantly noticeable the relevance of the discourse takes over in the artistic practices. With the trigger language philosophy of Wittgenstein and the theoretical work of Joseph Kosuth, the objective of this work revolves around the possibility of performing a text that addresses immediate issues to the field of art making use of a language that does not shirk the condition to be built on a specific grammar regarded as the discursive universe of art. Propositions on the history of art, philosophical hermeneutics, philosophy of language and theory of art, it creates a speculative universe that is based first discuss the nature of grammar then specifies the art and even his manner of use, a context in which practices are varied and multiple objects of investigation. Concepts of the nature of art and proposing face the foundation of research unfolds the way of a speech he intends to refute the significance of the art operations, any sentence meaning unclear. And parallel to this definition it is proposed that the discursive practice in the art to carry out sentences based on the actual field of art its logical nature.
Assunto: Critica de arte
Linguagem Filosofia
Artes
Arte Filosofia
Filosofia moderna Séc XX
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4FETV
Data do documento: 24-Nov-2011
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