Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A7DN6N
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Luiz Antonio Cruz Souzapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Antonio Fernando Batista dos Santospt_BR
dc.contributor.referee1Maria Regina Emery Quitespt_BR
dc.contributor.referee2Beatriz Ramos de Vasconcelos Coelhopt_BR
dc.contributor.referee3Alessandra Rosadopt_BR
dc.contributor.referee4Vania Carvalho Rôla Santospt_BR
dc.creatorLucienne Maria de Almeida Eliaspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T18:22:21Z-
dc.date.available2019-08-12T18:22:21Z-
dc.date.issued2015-10-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/EBAC-A7DN6N-
dc.description.abstractThis study aims to characterize the "handwriting" sculpture of Antonio Francisco Lisboa, Master Aleijadinho, through reading and dimensional analysis of the elements comprising the faces of 15 devotional sculptures. This method allows establishing and determining the metric relations of the sculpted forms, as well as constants and variables existing standards. The case study authentic works, e.g. deals with at the Christ of the Last Supper, Christ Garden, Christ Prison, Christ of the Flagellation, Christ of the Green Cane, Christ of the Cross-on-the-back, Christ Crucifixion, dating from the third phase of the sculptor and belonging to the group of sculptures of the Stations of the Cross of Our Sanctuary Senhor Bom Jesus de Matosinhos, sculptures of St. Simon Stock and John of the Cross, belonging to the Church of Our Lady of Mount Carmel of Sabara, the second Master Aleijadinho phase and a group of six Reliquary Busts who are exposed in the Basilica of Senhor Bom Jesus de Matosinhos in Congonhas, representing St. Ambrose, St. Augustine, St. Jerome, St. Gregory (3a sculptor's production), St. Basil and St. Nicholas , dating from the first phase of the sculptor. The theoretical framework is based on the representation of the human body along the History of Art, designed the various canons and its peculiarities. In addition, we are used interdisciplinary tools from the Humanities, Natural Sciences and Exact Sciences, gathering information from biometric and anthropometric studies of the human body, numerical ratios and mathematical proportions, elements of design, Metrology, of Biostatistics and Statistics. The analysis of the body of work includes the mapping of elementary variables for data collection, data processing, comparing information collected through Cluster Analysis and also PCA -Principal Component Analysis. At the end, found at the describe the relations we analyzed set of data, the standardized variables and conclusive dimensional model of the technical and creative process of master Aleijadinho.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca caracterizar a "caligrafia" escultórica de Antônio Francisco Lisboa, mestre Aleijadinho, através da leitura e análise dimensional dos elementos que compõem as faces de 15 esculturas devocionais. Este método permite estabelecer e determinar as relações métricas das formas esculpidas, assim como as variáveis constantes e os padrões existentes. O estudo de caso trata das obras autorais referentes ao Cristo da Ceia, Cristo do Horto, Cristo da Prisão, Cristo da Flagelação, Cristo da Cana Verde, Cristo da Cruz-às-Costas, Cristo da Crucificação, datadas da 3a fase do escultor e pertencentes ao conjunto escultórico dos Passos da Via-Sacra do Santuário do Nosso Senhor Bom Jesus de Matosinhos, as imagens de São Simão Stock e São João da Cruz, pertencentes à Igreja de Nossa Senhora do Carmo de Sabará, 2a fase de mestre Aleijadinho e o grupo de seis Bustos Relicários atribuídos ao mestre Aleijadinho que ficam expostos na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, representando Santo Ambrósio, Santo Agostinho, São Jerônimo, São Gregório, (3a fase de produção do escultor), São Basílio e São Nicolau, datados da 1a fase do escultor. O referencial teórico tem como base a representação do corpo humano ao longo da História da Arte, os diversos cânones concebidos e suas particularidades. Além disso, envolve ainda abordagem interdiscipinar abrangendo ferramentas das Ciências Humanas, Ciências Naturais e Ciências Exatas, reunindo informações dos estudos biométrico e antropométrico do corpo humano, razões e proporções matemáticas, elementos do Design, da Metrologia, da Bioestatística e da Estatística. A análise do conjunto de obras abrange o mapeamento das variáveis elementares para coleta de dados, tratamento dos dados, comparações entre informações coletadas e Análise por Agrupamentos e Análise por Componente Principal. Ao final são descritas as relações de semelhanças do conjunto analisado, as variáveis padronizadas e o modelo dimensional conclusivo do processo técnico e criativo de mestre Aleijadinho.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMestre Aleijadinhopt_BR
dc.subjectHistória da Arte Técnicapt_BR
dc.subjectMetodologia de leitura e análise dimensionalpt_BR
dc.subjectEsculturaspt_BR
dc.subject.otherFigura humana na artept_BR
dc.subject.otherAleijadinho , 1730-1814pt_BR
dc.subject.otherEscultores brasileiros Séc XVIII-XIXpt_BR
dc.subject.otherArte Históriapt_BR
dc.subject.otherEsculturapt_BR
dc.titleMetodologia de leitura e análise dimensional aplicada no estudo das faces de 15 esculturas de Antônio Francisco Lisboa, mestre Aleijadinhopt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tese_final_2015.pdf13.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.