Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A7DN6N
Type: Tese de Doutorado
Title: Metodologia de leitura e análise dimensional aplicada no estudo das faces de 15 esculturas de Antônio Francisco Lisboa, mestre Aleijadinho
Authors: Lucienne Maria de Almeida Elias
First Advisor: Luiz Antonio Cruz Souza
First Co-advisor: Antonio Fernando Batista dos Santos
First Referee: Maria Regina Emery Quites
Second Referee: Beatriz Ramos de Vasconcelos Coelho
Third Referee: Alessandra Rosado
metadata.dc.contributor.referee4: Vania Carvalho Rôla Santos
Abstract: O presente trabalho busca caracterizar a "caligrafia" escultórica de Antônio Francisco Lisboa, mestre Aleijadinho, através da leitura e análise dimensional dos elementos que compõem as faces de 15 esculturas devocionais. Este método permite estabelecer e determinar as relações métricas das formas esculpidas, assim como as variáveis constantes e os padrões existentes. O estudo de caso trata das obras autorais referentes ao Cristo da Ceia, Cristo do Horto, Cristo da Prisão, Cristo da Flagelação, Cristo da Cana Verde, Cristo da Cruz-às-Costas, Cristo da Crucificação, datadas da 3a fase do escultor e pertencentes ao conjunto escultórico dos Passos da Via-Sacra do Santuário do Nosso Senhor Bom Jesus de Matosinhos, as imagens de São Simão Stock e São João da Cruz, pertencentes à Igreja de Nossa Senhora do Carmo de Sabará, 2a fase de mestre Aleijadinho e o grupo de seis Bustos Relicários atribuídos ao mestre Aleijadinho que ficam expostos na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, representando Santo Ambrósio, Santo Agostinho, São Jerônimo, São Gregório, (3a fase de produção do escultor), São Basílio e São Nicolau, datados da 1a fase do escultor. O referencial teórico tem como base a representação do corpo humano ao longo da História da Arte, os diversos cânones concebidos e suas particularidades. Além disso, envolve ainda abordagem interdiscipinar abrangendo ferramentas das Ciências Humanas, Ciências Naturais e Ciências Exatas, reunindo informações dos estudos biométrico e antropométrico do corpo humano, razões e proporções matemáticas, elementos do Design, da Metrologia, da Bioestatística e da Estatística. A análise do conjunto de obras abrange o mapeamento das variáveis elementares para coleta de dados, tratamento dos dados, comparações entre informações coletadas e Análise por Agrupamentos e Análise por Componente Principal. Ao final são descritas as relações de semelhanças do conjunto analisado, as variáveis padronizadas e o modelo dimensional conclusivo do processo técnico e criativo de mestre Aleijadinho.
Abstract: This study aims to characterize the "handwriting" sculpture of Antonio Francisco Lisboa, Master Aleijadinho, through reading and dimensional analysis of the elements comprising the faces of 15 devotional sculptures. This method allows establishing and determining the metric relations of the sculpted forms, as well as constants and variables existing standards. The case study authentic works, e.g. deals with at the Christ of the Last Supper, Christ Garden, Christ Prison, Christ of the Flagellation, Christ of the Green Cane, Christ of the Cross-on-the-back, Christ Crucifixion, dating from the third phase of the sculptor and belonging to the group of sculptures of the Stations of the Cross of Our Sanctuary Senhor Bom Jesus de Matosinhos, sculptures of St. Simon Stock and John of the Cross, belonging to the Church of Our Lady of Mount Carmel of Sabara, the second Master Aleijadinho phase and a group of six Reliquary Busts who are exposed in the Basilica of Senhor Bom Jesus de Matosinhos in Congonhas, representing St. Ambrose, St. Augustine, St. Jerome, St. Gregory (3a sculptor's production), St. Basil and St. Nicholas , dating from the first phase of the sculptor. The theoretical framework is based on the representation of the human body along the History of Art, designed the various canons and its peculiarities. In addition, we are used interdisciplinary tools from the Humanities, Natural Sciences and Exact Sciences, gathering information from biometric and anthropometric studies of the human body, numerical ratios and mathematical proportions, elements of design, Metrology, of Biostatistics and Statistics. The analysis of the body of work includes the mapping of elementary variables for data collection, data processing, comparing information collected through Cluster Analysis and also PCA -Principal Component Analysis. At the end, found at the describe the relations we analyzed set of data, the standardized variables and conclusive dimensional model of the technical and creative process of master Aleijadinho.
Subject: Figura humana na arte
Aleijadinho , 1730-1814
Escultores brasileiros Séc XVIII-XIX
Arte História
Escultura
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A7DN6N
Issue Date: 28-Oct-2015
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_final_2015.pdf13.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.