Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A7UMWJ
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Cartografia dos sentidos: modos do fazer, experiência estética e aprendizagem
Autor(es): Marlette Aparecida Rezende de Menezes
Primeiro Orientador: Lucia Gouvea Pimentel
Primeiro membro da banca : Juliana Gouthier Macedo
Segundo membro da banca: Eugenio Paccelli da Silva Horta
Terceiro membro da banca: Beatriz Barcellos Machado
Resumo: Cartografia dos Sentidos resultou de uma investigação acerca dos modos do fazer, da experiên­cia estética e do ensino-aprendizagem no campo da arte; teve-se por objetivo articular teoria e prática a fim de traçar caminhos, mapas dos sentidos do que faz mover a experiência estética e a aprendizagem. O ponto de partida se deu pelos relatos da experiência de oficinas realizadas com sujeitos sociais diversos, em comunidades urbanas e rurais do Brasil. Tais relatos provo­caram inquietações e reflexões a respeito das relações e dos modos do fazer dos sujeitos da experiência, em situações de ensino-aprendizagem em arte, no campo da produção simbólica do artesanato. Trata-se de uma reflexão que compreende a correlação de substâncias, modo do fazer, matéria e ambiência, na conjugação de subjetividades e campos de interesses diver­sos que convergem na produção cultural do artesanato. Nesses caminhos de reflexão, prática e busca, algumas questões se desenharam: como incitar momentos de experiência estética nos processos de ensino-aprendizagem em arte, no diálogo do legado da tradição com os modos do fazer contemporâneo? Como se dá a relação da experiência com a aprendizagem? Qual é, ou quais são, os princípios que impulsionam o fazer no modo estético? Produziu-se, então, uma reflexão teórico-prática com a captação e produção de uma Cartografia dos Sentidos da experiência do ensino aprendizagem em arte, em processos de construção do conhecimento e produção simbólica nos diversos espaços-tempos.
Abstract: Cartography of the senses is the result of an investigation into the act of doing, the aesthetic experience and the practice of teaching and learning in the field of art; the aim was to articu­late theory and practice in order to draw paths, maps of meanings, of what inputs movement to the aesthetic experience and the learning act. The starting point was given by the repor­ts based on experience from workshops held with various social subjects in urban and rural communities in Brazil. Such reports provoked worries and thoughts concerning the relations and ways of doing of the participants within teaching and learning situations in the field of symbolic production of art among handcraft. It is a reflection involving the correlation of subs­tances, ways of doing, matter and ambience in the conjunction of subjectivities and diverse interests which converge in the fields of cultural production of the craft. Along these lines of thought, practising and searching some questions emerged: how to urge moments of aesthe­tic experience in processes of teaching and learning in arts when the legacy of the tradition dialogues with contemporary ways of doing? How is the connection between experience and learning made? What is, or what are the principles that drive to the act of doing in an aesthetic manner? The result is then a theoretical and practical speculation following the capture and production of a map of the meanings involving learning and teaching experiences in art, in the processes of knowledge construction and symbolic meaning over different space-times.
Assunto: Estetica
Aprendizagem
Arte e sociedade
Artesanato
Arte Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A7UMWJ
Data do documento: 16-Dez-2015
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