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dc.contributor.advisor1Mariana de Lima e Munizpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Marina Marcondes Machadopt_BR
dc.contributor.referee1Davi de Oliveira Pintopt_BR
dc.contributor.referee2Vilma Campos dos Santos Leitept_BR
dc.creatorHortencia Campos Maiapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T08:35:48Z-
dc.date.available2019-08-11T08:35:48Z-
dc.date.issued2015-06-08pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/EBAC-A7VGE6-
dc.description.abstractThis paper presents a teaching experience report of the practice of the Impro System in a Drama as school subject. Students were on 4th and 5th grade of the Brazilian Elementary School (ages 9-10) in a school in the city of Belo Horizonte. The report consists of ethnography of experience of the researcher and children, through observation, narrative and analysis of the practice. Impro System is a teaching-learning improvisation system, created by Keith Johnstone and developed from the 1950s until today. His idea is premised on the release of imagination and creativity to do spontaneous theater and has been gradually used and discussed by artists-researchers-teachers in Brazil. However, in the context of Drama learning in Basic Education, a gap is noticed regarding this practice and academic discussions to set it a possible methodology for teaching Theater at school. Thus, this experience may contribute to the broadening of knowledge about Impro System not only to its practitioners and Drama teachers, but also to theater learning in Elementary School, from the childrens point of view.pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação, apresenta-se um relato de experiência docente da prática do Sistema Impro na disciplina curricular Teatro, com discentes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I em um colégio de Belo Horizonte. O relato consiste na etnografia da experiência da pesquisadora e das crianças, por meio da observação, narrativa e análise dessa prática. O Sistema Impro é um sistema de ensino-aprendizagem da improvisação, criado por Keith Johnstone e desenvolvido desde a década de 1950 até a atualidade. Sua proposta, que tem por premissa a liberação da imaginação e da criatividade para o fazer teatral espontâneo, vem sendo, paulatinamente, realizada e discutida por artistas-pesquisadores-docentes no Brasil. No entanto, no contexto do aprendizado teatral na Educação Básica, percebe-se uma lacuna dessa prática, e sua discussão acadêmica como uma possível metodologia para o ensino do Teatro na escola. Desse modo, esta experiência poderá contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o Sistema Impro tanto para seus praticantes, quanto para o público docente de teatro, mas, sobretudo, para a experiência e o aprendizado do Teatro no Ensino Fundamental I por crianças, do ponto de vista delas mesmas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistema Impropt_BR
dc.subjectImprovisaçãopt_BR
dc.subjectTeatro com crianças no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subject.otherTeatro Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherImprovisação (Representação teatral)pt_BR
dc.subject.otherProfessores Formaçãopt_BR
dc.titleSistema Impro com crianças: experiência de ensino-aprendizagem do teatro na educação fundamentalpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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