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http://hdl.handle.net/1843/EBAC-ABFH43
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | O romântico contemporâneo |
Autor(es): | Ariel Ferreira Costa |
Primeiro Orientador: | Maria Angelica Melendi de Biasizzo |
Primeiro membro da banca : | Eduardo Antonio de Jesus |
Segundo membro da banca: | Mario Cesar de Azevedo |
Terceiro membro da banca: | Maria Elisa Martins Campos do Amaral |
Quarto membro da banca: | Sebastião Brandão Miguel |
Resumo: | O Romântico Contemporâneo é uma pesquisa sobre alguns aspectos do romantismo que atravessaram a modernidade e continuam prevalentes na arte contemporânea, em especial as aproximações entre arte e vida, a Paisagem, o Sublime, reflexões sobre a subjetividade criativa, conceitos de crítica de arte e a noção de Sagrado. Trabalhos dearte autorais desenvolvidos e expostos entre 2005 e 2014 serão usados como oportunidade para o pensamento de crítica. Para tanto são convocados teóricos como Walter Benjamin, Giorgio Agamben, George Bataille e Boris Groys. As reflexões se dirigem até uma forma de arte que prescinde de objetos de arte, como performances, ações e intervenções artísticas em espaço público, que são conhecidos através de registros fotográficos e narrativas textuais. A cidade de Belo Horizonte no início do século XXI, como a Praça 7, as ruas do centro da capital, os córregos pavimentados e a multidão são o solo sociológico político e histórico onde se situam a maior parte dos trabalhos narrados. |
Abstract: | The Romantic Contemporary is a survey of some aspects of romanticism who crossed modernity and still prevalent in contemporary art, especially the similarities between art and life, the Landscape, reflections on the creative subjectivity, art criticism and the notion of Sacred. Developed artwork and exposed by the author between 2005 and 2014 will be used as an opportunity for thinking critically. For both are called theorists such as Walter Benjamin, Giorgio Agamben, Georges Bataille and Boris Groys. The reflections are addressed to an art form which dispenses with art objects, such as performances, actions and artistic interventions in public space, which are known through photographic records and textual narratives. The spaces of the city of BeloHorizonte in the early twenty-first century as the Praça 7, downtown streets, the paved streams and the crowd are the political sociological and historical ground where are the majority of works narrated. |
Assunto: | Critica de arte Arte moderna Séc XXI Fotografia Romantismo Espaços públicos |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/EBAC-ABFH43 |
Data do documento: | 18-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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