Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-ABYJ3X
Type: Tese de Doutorado
Title: Arte contemporânea: o estado da arte entre a objetivação e a subjetivação
Authors: Gabriel Malard Monteiro
First Advisor: Evandro Jose Lemos da Cunha
First Referee: Renato Cesar Ferreira de Souza
Second Referee: Yacy Ara Froner Goncalves
Third Referee: Vanessa Madrona Moreira Salles
metadata.dc.contributor.referee4: Daniele Nunes Caetano de Sa
Abstract: Esta tese discute como o valor artístico de uma obra é tratado pelos críticos e teóricos da arte e como os seus respectivos entendimentos se refletem no conteúdo de suas teorias. A principal hipótese que exploro é a de que se pode observar um desenvolvimento evolutivo e cronológico da compreensão que se tem de arte, partindo de uma visão objetivista em direção a uma visão subjetivista. Nesse caminho evolutivo os valores se formam e se transformam. Para demonstra-la eu procuro demarcar, primeiro, três grandes vertentes das teorias da arte,ou seja, a teoria da imitação, as teorias estéticas e as teorias institucionais. Em seguida eu discuto o conceito de valor, procurando identificar, no campo filosófico, os pressupostos conceituais que regem a valoração dos objetos artísticos nas diversas épocas. Trato, também,das abordagens que o campo da filosofia da cência faz da arte. Na seqüência eu examino o que as teorias e críticas de arte tem a dizer sobre a questão, referenciando-me nas afiliações teóricas objetivistas e subjetivistas. Para aclarar o desenvolvimento da noção de valorformulada na hipótese, eu introduzo a discussão da apropriação e reprodutibilidade na arte, para, em seguida, examinar a ascendência da fotografia ao universo da arte e das questões teóricas e conceituais colocadas pela conservação e pelo restauro, fechando, assim, a visaoque se tem de arte na contemporeineidade. Finalmente faço algumas considerações, a título de conclusão.
Abstract: This thesis discusses how the artistic value of a piece is treated by art critics and theoreticians and how their respective understanding reflect the content of their theories. The main hypothesis I explore is that one might observe an evolving and a chronological developmentof the understanding one has of art, starting with an objective view moving towards a subjective view of art. In this evolving path, values are formed and transformed. In order to demonstrate that, I seek to, first, demarcate three main currents of art theory, namely the theory of imitation, the aesthetic theories, and the institutional theories. Next I discus the concept of value, seeking to identify, in the philosophic field, the conceptual presuppositions that dictate the valuing of art work in different periods. I also deal with the approaches that philosophy of science bring to art. Then I examine what the art criticism and theory has to say about the matter, with reference to the objective and subjective theories. To clarify the development of the notion of value formulated in the hypothesis, I introduce the discussion of appropriation and reproducibility in art, and then examine the rise of photography to the artworld and the conceptual and theoretical questions posed by conservation and restoration, ending, thus, the contemporary view of art. I then make some final considerations in the conclusion.
Subject: Critica de arte
Arte moderna Séc XXI
Arte Filosofia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-ABYJ3X
Issue Date: 30-Nov-2012
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_36_30.11.2012___arte_contempor_nea___gabriel_malard_monteiro.pdf20.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.