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Type: Dissertação de Mestrado
Title: O trabalho de um ator desbloqueado na construção do papel: estratégias de Stanislávski e Donnellan
Authors: Camila Rodrigues Vaz Chaves
First Advisor: Monica Medeiros Ribeiro
First Referee: Luiz Otavio Carvalho Goncalves de Souza
Second Referee: Ernani de Castro Maletta
Abstract: Konstantín Stanislávski é uma referência no Brasil sobre o processo de construção do papel no trabalho do ator desde os anos 50. A presente dissertação tem como tema a construção do papel. Devido à influência de Stanislávski, trabalhamos a temática a partir de suas perspectivas teórico-práticas, mas também abordamos as perspectivas do diretor britânico atual Declan Donnellan, que vem desenvolvendo uma metodologia para o desbloqueio do ator. A investigação partiu da seguinte questão: Quais estratégias podem contribuir para o processo de construção do papel para um ator bloqueado? Para identificar e propor estratégias, baseadas em Stanislávski e Declan Donnellan, que contribuam com o processo de construção do papel para um ator bloqueado, foram realizados revisão da literatura, estudo de registros e entrevista. A revisão da literatura se deu por meio de uma revisão bibliográfica sobre Konstantín Stanislávski e sobre Declan Donnellan. O estudo de registros contou com a análise de cadernos pessoais da direção referentes ao processo criativo do espetáculo Lady Macbeth, desenvolvido pela prática de princípios e estratégias de Stanislávski e Donnellan. A entrevista foi realizada com atores do processo criativo supracitado. A partir dos dados obtidos, analisamos os pontos de encontro e as divergências entre as propostas de Stanislávski e Donnellan e apresentamos como resultado a utilização dos princípios dos dois diretores como estratégias complementares para um processo prático de construção do papel, que possam ampliar as possibilidades criativas do ator e oferecer recursos para o seu desbloqueio.
Abstract: Konstantin Stanislavski has been a reference in Brazil on the process of creating a role in the actors work since 1950s. The theme of this given thesis is the roles creation. Due to Stanislavskis influence, the topic was approached based on his theoretical-practical perspectives, nevertheless, the perspectives of the current British director, Declan Donnellan, who has been developing a methodology for actors unblocking, were also addressed. The investigation arose from the question: Which are the strategies that can assist the process of creating a role for a blocked actor? In order to identify and propose strategies, based on Stanislavski and Declan Donnellan, to assist a blocked actor in the process of creating a role, literary review, registers study and an interview were performed. The literary review comprised a bibliographic review about Konstantin Stanislavski and Declan Donnellan. The registers study was realized with the analysis of directors personal notebooks on the creative process of the play Lady Macbeth, developed with the practice of Stanislavskis and Donnellans principles and strategies. The interview was done with the actors of the creative process cited. Based on the data obtained, the common ideas and diverging ones among Stanislavskis and Donnellans proposals were analyzed. We present, as the result, the use of the principles of the two directors as complementary strategies for a practical process of roles creation, which allow the amplification of the actors creative possibilities and offer resources for the actors unblocking.
Subject: Stanislavski, Konstantin , 1863-1938
Donnelan, Declan , 1953-
Teatro
Representação teatral
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B4ZSTM
Issue Date: 6-Mar-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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