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dc.contributor.advisor1Jalver Machado Bethonicopt_BR
dc.contributor.referee1Rosilane Ribeiro da Motapt_BR
dc.contributor.referee2Luis Fabrício Wanderley Goespt_BR
dc.creatorMario Escarce Juniorpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T00:12:50Z-
dc.date.available2019-08-14T00:12:50Z-
dc.date.issued2018-02-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/EBAP-B8AMGS-
dc.description.abstractThe movies aesthetics has become a constant reference in the video games industry. This approach, however, has some important implications on the design of interactive models, as we can perceive, for example, in the narrativesections of video game projects, which are commonly presented in a segmented form. Regarding to this, this work aims on discussing about the construction of a specific language to the video games projects, in accordance with its intrinsic interactive premise. We will look for projects of genres that emphasize its audio sections, as we also point out how these examples are moving towards the establishment of an identity. It will also be an objective to explore discussions about video games and their medium in arts, as well asinvestigate important concepts that allows us to glimpse heuristics for theproduction of more homogeneous experiences. Thus, this work proposes that we explore approaches such as the procedural content generation, where the system presents a power to mediate the perceptions of its interlocutor to establish adaptive experiences, rather than being completely delineated by the conceptions of a developer. We will also explore the concept of implicit cooperation in the context of experiences based on sounds, where a musical corpus can emerge from a different motivation, such as exploring a three-dimensional environment.pt_BR
dc.description.resumoA estética cinematográfica se tornou uma constante referência para a produção de videogames. Um problema desta abordagem é que ela traz consigo importantes implicações para a concepção de modelos interativos, conforme podemos observar, por exemplo, nas seções narrativas dos projetos, que são comumente apresentadas de forma fragmentada e às vezes desconexas de sua sessão interativa. Em vista disto, este trabalho objetiva refletir sobre a construção de uma linguagem própria dos videogames, condizente com sua intrínseca premissa interativa, buscando em projetos com enfoque sonoroexemplos de gêneros que caminham rumo a instauração de uma identidade. Será objetivo explorar as discussões sobre videogames e sua mediação nas artes, tal como investigar conceitos importantes que nos permitam vislumbrar heurísticas de produção de experiências mais homogêneas. Para isto, propomos que exploremos abordagens como a da geração procedural de conteúdo, onde o sistema apresenta potência para mediar as percepções de seu interlocutor, para então instituir experiências adaptativas, ao invés de serem completamente delineadas pelas concepções de um desenvolvedor. Exploraremos ainda o conceito de cooperação implícita em ambientes virtuais de produção sonora, onde um corpus musical possa emergir de uma outra motivação, como por exemplo explorar um ambiente tridimensional.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistemas musicais interativospt_BR
dc.subjectColaboração implícita em sistemas multiagentespt_BR
dc.subjectVideogamespt_BR
dc.subjectProcedural de conteúdopt_BR
dc.subjectGeraçãopt_BR
dc.subject.otherSompt_BR
dc.subject.otherVideo gamespt_BR
dc.subject.otherJogos eletrônicospt_BR
dc.subject.otherCinema Estéticapt_BR
dc.subject.otherArte e tecnologiapt_BR
dc.titleVideogames como interfaces sonoras lúdicas: reflexões sobre a construção de uma linguagem própria a partir da análise de gêneros limítrofespt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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