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http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B8AMGS
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Videogames como interfaces sonoras lúdicas: reflexões sobre a construção de uma linguagem própria a partir da análise de gêneros limítrofes |
Autor(es): | Mario Escarce Junior |
Primeiro Orientador: | Jalver Machado Bethonico |
Primeiro membro da banca : | Rosilane Ribeiro da Mota |
Segundo membro da banca: | Luis Fabrício Wanderley Goes |
Resumo: | A estética cinematográfica se tornou uma constante referência para a produção de videogames. Um problema desta abordagem é que ela traz consigo importantes implicações para a concepção de modelos interativos, conforme podemos observar, por exemplo, nas seções narrativas dos projetos, que são comumente apresentadas de forma fragmentada e às vezes desconexas de sua sessão interativa. Em vista disto, este trabalho objetiva refletir sobre a construção de uma linguagem própria dos videogames, condizente com sua intrínseca premissa interativa, buscando em projetos com enfoque sonoroexemplos de gêneros que caminham rumo a instauração de uma identidade. Será objetivo explorar as discussões sobre videogames e sua mediação nas artes, tal como investigar conceitos importantes que nos permitam vislumbrar heurísticas de produção de experiências mais homogêneas. Para isto, propomos que exploremos abordagens como a da geração procedural de conteúdo, onde o sistema apresenta potência para mediar as percepções de seu interlocutor, para então instituir experiências adaptativas, ao invés de serem completamente delineadas pelas concepções de um desenvolvedor. Exploraremos ainda o conceito de cooperação implícita em ambientes virtuais de produção sonora, onde um corpus musical possa emergir de uma outra motivação, como por exemplo explorar um ambiente tridimensional. |
Abstract: | The movies aesthetics has become a constant reference in the video games industry. This approach, however, has some important implications on the design of interactive models, as we can perceive, for example, in the narrativesections of video game projects, which are commonly presented in a segmented form. Regarding to this, this work aims on discussing about the construction of a specific language to the video games projects, in accordance with its intrinsic interactive premise. We will look for projects of genres that emphasize its audio sections, as we also point out how these examples are moving towards the establishment of an identity. It will also be an objective to explore discussions about video games and their medium in arts, as well asinvestigate important concepts that allows us to glimpse heuristics for theproduction of more homogeneous experiences. Thus, this work proposes that we explore approaches such as the procedural content generation, where the system presents a power to mediate the perceptions of its interlocutor to establish adaptive experiences, rather than being completely delineated by the conceptions of a developer. We will also explore the concept of implicit cooperation in the context of experiences based on sounds, where a musical corpus can emerge from a different motivation, such as exploring a three-dimensional environment. |
Assunto: | Som Video games Jogos eletrônicos Cinema Estética Arte e tecnologia |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B8AMGS |
Data do documento: | 28-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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