Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B8HETB
Type: Tese de Doutorado
Title: As Velhas, de Lourdes Ramalho: dramaturgia e encenação
Authors: João Dantas Filho
First Advisor: Antonio Barreto Hildebrando
First Referee: Lucia Gouvea Pimentel
Second Referee: Mariana de Lima e Muniz
Third Referee: Fábio José Rodrigues da Costa
metadata.dc.contributor.referee4: Valéria Andrade
Abstract: Refere-se à tese de doutorado intitulada, As Velhas, de Lourdes Ramalho: dramaturgia, dramaturga e cânone. Nosso olhar, envolve a análise do texto teatral As Velhas, bem como suas conexões com as particularidades regionais do Nordeste, uma conjuntura que incorpora passado e presente, tradição e desconstrução, trágico e cômico, as relações sociais e de gênero, crítica social e humana. Buscamos discorrer, todavia, sobre a influência do Romance de 30, na literatura dramática do Nordeste, ressaltando as diferentes condições sociais, políticas e culturais dessa região. Abordamos também, sobre os aspectos históricos e sociológicos que revelam o teatro nordestino nas décadas de 1950 a 1970, os seus vínculos com a cena teatral brasileira desses decênios e o lugar dAs Velhas nesses contextos. A dramaturga Lourdes Ramalho, nos remete ao sofrimento e ao heroísmo de duas mães, são elas: Mariana e Ludovina, as protagonistas, que convivem com pragas, juras e desventuras, proporcionadas ora pelas condições sociais, ora por situações atribuídas ao próprio destino. As personagens dAs Velhas, são vítimas do sistema político que rege o país, são homens e mulheres condenadas a enfrentar a sobrevivência e as mais diversas dificuldades, mas que, seguramente, estão cercadas por crenças e costumes inerentes, há muito tempo, à sua própria cultura. NAs Velhas, a autora nos mostra que velhas, também são as condições de vida do povo nordestino, notadamente aquele do Sertão, empobrecido pelas condições difíceis da região, humilde e massacrado; velhas, também são as promessas dos políticos; velhas, são as mazelas que atravessam a vida de homens e mulheres; são velhas, as sentenças de morte, as emboscadas, a luta por justiça social. Neste sentido, se velhas são as estruturas mantenedoras da miséria e da pobreza, faz-se necessária à emergência de artistas capazes de, na forma dramática, condensar sentidos e, pelo seu trabalho, atuar na transformação e na mudança. Por fim, relatamos sobre uma montagem teatral desse texto, realizada pelo Grupo de Teatro Contratempo, seu processo criativo e sua estreia no ano 2000, permanecendo com apresentações até 2006. A realização desse trabalho certamente irá colaborar com a divulgação da obra de Lourdes Ramalho, buscando subsídios capazes de difundir sua dramaturgia por caminhos ainda não percorridos nacionalmente, pois, mesmo diante de seu potencial criativo, reconhecido na região Nordeste, sua obra dramatúrgica composta por cento e seis textos, encontra-se fora do cânone de autores da dramaturgia brasileira.
Abstract: It refers to the doctoral thesis entitled "The Old Women, by Lourdes Ramalho: dramaturgy, playwright and canon". Our look involves the analysis of the The Velhas theatrical text, as well as its connections with the regional peculiarities of the Northeast, a context that incorporates past and present, tradition and deconstruction, tragic and comic, social and gender relations, social and human criticism. We tried, however, to discuss the influence of the Romance of 30 in the dramatic literature of the Northeast, highlighting the different social, political and cultural conditions of this region. We also dealt with the historical and sociological aspects of Northeastern theater in the 1950s and 1970s, its links with the Brazilian theatrical scene of these decades and the place of As Velhas in these contexts. The playwright Lourdes Ramalho reminds us of the suffering and heroism of two mothers: Mariana and Ludovina, the protagonists who live with plagues, vows and misfortunes, sometimes provided by social conditions, sometimes by situations attributed to their own destiny. The characters of As Velhas, who are victims of the political system that governs the country, are men and women condemned to face the survival and the most diverse difficulties, but surely they are surrounded by beliefs and inherent customs, long ago, to the Their own culture. In As Velhas, the author shows us that old people are also the conditions of life of the Northeastern people, especially that of the backlands, impoverished by the difficult conditions of the region, humble and massacred; There are also the promises of politicians; Old things are the problems that cross the lives of men and women; Old things are sentences of death, ambushes, the struggle for social justice. In this sense, if the structures that sustain poverty and poverty are old, there is a need for the emergence of artists capable of, in a dramatic way, condensing meanings and, through their work, acting in transformation and change. Finally, we report on a theatrical production of this text by the Contratempo Theater Group, its creative process and its debut in the year 2000, with presentations until 2006. The realization of this work will certainly collaborate with the dissemination of the work of Lourdes Ramalho, Looking for subsidies capable of diffusing her dramaturgy through paths not yet traveled nationally, because, even in the face of his creative potential, recognized in the Northeast region, his dramaturgical work composed of one hundred and six texts, is outside the canon of authors of Brazilian dramaturgy.
Subject: Representação teatral
Teatro História e crítica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B8HETB
Issue Date: 31-Jul-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File SizeFormat 
jo_o_dantas.pdf2.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.