Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B8JG3E
Type: Tese de Doutorado
Title: A referência impossível: traços do jogo musical meierholdiano
Authors: Raquel Castro de Souza
First Advisor: Maurilio Andrade Rocha
First Referee: Monica Medeiros Ribeiro
Second Referee: Ernani de Castro Maletta
Third Referee: Ernesto Gomes Valenca
metadata.dc.contributor.referee4: Davi de Oliveira Pinto
Abstract: Esta tese se propõe a investigar os traços do jogo musical do teatro de Vsévolod Meierhold (1874-1940) na cena contemporânea, especialmente em criações e atividades de formação teatral realizadas no Brasil, com recorte no que se refere ao pensamento musical na cena. Parte-se da hipótese de que há incorporação dos princípios e procedimentos musicais desenvolvidos pelo encenador russo do início do século XX no teatro do século XXI, ainda que seu legado tenha sido confiscado pelo regime totalitário de Stálin e os processos de transmissão tenham sido interrompidos. É lançado um olhar de filiação artística sobre a história desse legado buscando Referências, Interferências ou Entrecruzamentos e Ressonâncias entre Meierhold e diversos artistas contemporâneos e posteriores a ele. É proposto, então, um panorama dos artistas que se consideram ou são considerados, em determinados aspectos e de diversas maneiras, herdeiros ou depositários da obra de Meierhold no mundo. Apresenta-se ainda a possibilidade de Referência impossível ou influência por ricochete, atravessada pela ideia de traço de Derrida que permite considerar a presença invisível das ideias de Meierhold na obra de artistas que desenvolverem propostas que compartilham semelhanças sem que tenham tido contato direto com tais ideias e sem que tenham feito referência a elas, desvendando feixes de contaminação pressupostos que teriam permanecido implícitos e ocultos. A pesquisa centra-se na análise da trajetória de artistas da cena contemporânea que se destacam pelo jogo musical na cena, como a atriz, diretora e dramaturga Rita Clemente e o artista, professor e pesquisador Ernani Maletta. O operador metodológico que sustenta a aproximação desses artistas com o teatro de Meierhold é o panorama de princípios e procedimentos de jogo musical meierholdiano nos planos da atuação, encenação e dramaturgia, trabalho de cunho analítico-descritivo iniciado na dissertação de mestrado que antecipa esta tese e concluído aqui com a apresentação de mais oito princípios e vinte e dois procedimentos de jogo musical desenvolvidos pelo encenador. Trata-se de uma proposta de delineamento dos recursos e estratégias desenvolvidos por Meierhold em que a música opera como elemento construtivo da cena teatral, rastreados a partir dos textos teóricos do encenador e dos relatos de seus comentadores, recorte sobre o qual se apoia, nesta pesquisa, a observação da presença meierholdiana no teatro contemporâneo.
Abstract: This thesis intends to investigate the traces of the musical game of Vsévolod Meierholds (1874-1940) theater in the contemporary scene, especially regarding creations and activities of theatre training carried out in Brazil, with a focus concerning the musical thought inside the scene. We start from the hypothesis that there is an incorporation of the principles and musical procedures developed by the early 20th-century Russian theatre director in the 21st-century theatre, though his legacy had been confiscated by Stalins totalitarian regime and the transmission process had been interrupted. We look, through a perspective of artistic affiliation, at the history of this legacy, searching for References, Interferences or Intersections and Resonances between Meierhold and many contemporary artists who are posterior to him. We propose, hence, an overview of the artists who consider themselves or are considered, in some aspects and in many ways, heirs or depositaries of Meierholds work in the world. In addition, we present the possibility of Impossible Reference or influence by ricochet, crossed by the idea of trace by Derrida, which allows us to consider the invisible presence of Meierholds ideas in the work of artists who developed proposals that are similar, even though they have not had direct contact with such ideas and although they have not made reference to them, revealing, thus, presupposed points of contamination that would have remained implicit and hidden. The research focuses on the analysis of the trajectory of artists from the contemporary scene who stand out when it comes to the musical game in the scene, such as the artist, director and playwright Rita Clemente and the artist, professor, and researcher Ernani Maletta. The methodological operator that sustains the approaching of these artists with Meierholds theater is the overview of principles and procedures of meierholdian musical game in the planes of acting, staging, and dramaturgy, a work of critical and descriptive intent, started in the master thesis that precedes this thesis and concluded here with the presentation of more eight principles and twenty-two procedures of musical game developed by the theatre director. This is a proposal of outlining the resources and strategies developed by Meierhold in which music works as a constructing element of the theatrical scene, tracked on the directors theoretical texts and on the reports of his scholars, which is a focus that supports the observation of the meierholdian presence in the contemporary theater.
Subject: Teatro brasileiro
Música e teatro
Representação teatral
Meierhold, Karl Theodor Kasimir, 1875-1940
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B8JG3E
Issue Date: 1-Mar-2018
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
raquel_castro__r._a_refer_ncia_imposs_vel_tra_os_do_jogo_musical__meierholdiano.pdf7.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.