Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/EBAP-BBLQMA
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Teatro é infância e memória: o menino que há no homem
Authors: Charles Valadares Tomaz de Araujo
First Advisor: Marina Marcondes Machado
First Referee: Marcos Antonio Alexandre
Second Referee: Raquel Castro de Souza
Abstract: Essa dissertação realiza uma desmontagem do trabalho cênico João-de-Barros, sintonizada aos princípios de Diéguez (2014, 2009). Tal procedimento investigativo propõe a revisão de poéticas artísticas, tornando visíveis os caminhos do processo criativo, as tessituras da cena, as escolhas éticas e políticas, dúvidas e reflexões que atravessam o criador e sua invenção, em conexão com o mundo. Outro princípio metodológico desta dissertação é a autobiografia: caminho potente para pesquisas artísticas ao partir da história de vida, revendo bases teóricas e filosóficas de nossas escolhas. Assim, narro, descrevo e comento parte da minha biografia e também percursos vividos na pós-graduação e que se desdobram nas reflexões da pesquisa: análise descritiva feita a partir de textos de espectadores do meu trabalho cênico, de modo a doar sentidos e significados entremeando conversas com poesia, filosofia, teatro, infância e memórias do processo criativo. Ao final verticalizo as reflexões que a desmontagem proporcionou, elaborando alguns princípios rumo ao teatro para e com a infância. A dissertação contribui para estudos criativos que mesclem literatura e discursividade teatral, bem como para o pensamento de práticas cênicas contemporâneas que tematizem a infância.
Abstract: Esta tesis realiza un desmontaje del trabajo escénicoJoão-de-Barros, en sintonía con los principios de Dieguez(2014,2009). Dicho procedimiento investigativo propone la revisión de poéticas artísticas, haciendo visibles los caminos del proceso creativo, las tesituras de la escena, las elecciones éticas y políticas, dudas y reflexiones que atraviesan al creador ysu investigación, en conexión con el mundo a su alrededor. Otro principio metodológico de esa tesis es la autobiografía: potente camino para las investigaciones artísticas a partir de la historia de vida, revisando las bases teóricas y filosóficas de nuestras elecciones. Así, narro, describo y comento parte de mi biografía además de los recorridos hechos en el postgrado y que se desdoblan en las reflexiones de la investigación: análisis descriptivo hecho a partir de textos de espectadores de mi trabajo escénico, de manera que aportan sentidos y significados intercalando charlas con poesía, filosofía, teatro, niñez y memorias del proceso creativo. Al final, ordeno la información que el desmontaje generó, elaborando algunos principios rumbo al teatro para y con la niñez. La tesis contribuye a los estudios creativos que mezclan literatura y discursividad teatral, así como al pensamiento de prácticas escénicas contemporáneas que tengan como tema la niñez. Palabras-clave: teatro, autobiografía, desmontaje, niñez, Manoel de Barros.
Subject: Barros, Manoel de , 1916-2014
Autobiografia
Representação teatral
Criação (Literária, artística, etc)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EBAP-BBLQMA
Issue Date: 25-Feb-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
teatro___inf_ncia_e_mem_ria___charles_valadares.pdf2.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.