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dc.contributor.advisor1Sara Del Carmen Rojo de La Rosapt_BR
dc.contributor.referee1Graciela Ines Ravetti de Gomezpt_BR
dc.contributor.referee2Fernando Antonio Mencarellipt_BR
dc.creatorJuliana Helena Gomes Lealpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T22:16:33Z-
dc.date.available2019-08-14T22:16:33Z-
dc.date.issued2007-03-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-6ZCN2H-
dc.description.resumoPretendo investigar, nesta dissertação, de que maneira o trabalho artístico-literário realizado pleo escritor chileno Pedro Lemebel, em seu livro de crônicas La esquina es micorazón, desenvolve, a partir de uma perspectiva performático-espetacular, quatro diferentes espacialidades: a literária, a pública urbana, as concernentes à memória histórico-política e à memória do gênero. No primeiro capítulo, abordo as implicações do uso dessa espetaculariazação performática da escrita na configuração formal, conceitual e simbólica da obra em questão, bem como na relação interposta entre esse texto e a recpção. No segundo capítulo, reflito sobre a dinâmica funcional de alguns espaços públicos urbanos - cenários das crônicas analisadas - , a partir das constantes interferências, também performático-espetaculares, do desejo cidadão, em suas delimitações físicas e ideológicas. Finalmente, viso a uma releitura - a partir de alguns pressupostos da performance e de uma semiótica do espetáculo -, no terceiro capítulo, do tratamento comumente oferecido à cartografica da memória histórico-política e da memória do gênero. Na conclusão, retomo a relevância do estudo de todas essas questões teóricas no âmbito literário, sinalizando para o fato de que os usos de mecanismos subversivos e aparentemente antagônicos de representação formal e temática evem ser avaliados a partir da ótica da busca de uma subjetividade outra de expressão artística, e não como mero produto idelaizado de uma minoria social , sexual e política, para outra que comungue a mesma condição identitária.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectEspetacularizaçãopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEspaço públicopt_BR
dc.subject.otherCrônicas chilenas Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherComunicação escritapt_BR
dc.subject.otherSemiótica e literaturapt_BR
dc.subject.otherLemebel, Pedro Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherVida urbana na literaturapt_BR
dc.subject.otherPerformancept_BR
dc.subject.otherEspaço e tempo na literaturapt_BR
dc.subject.otherMemória na literaturapt_BR
dc.titleLa esquina es mi corazón: espacialidades performáticas nas crônicas de Pedro Lemebelpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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