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http://hdl.handle.net/1843/ECAP-6ZCN2H
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Sara Del Carmen Rojo de La Rosa | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Graciela Ines Ravetti de Gomez | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fernando Antonio Mencarelli | pt_BR |
dc.creator | Juliana Helena Gomes Leal | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T22:16:33Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T22:16:33Z | - |
dc.date.issued | 2007-03-15 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-6ZCN2H | - |
dc.description.resumo | Pretendo investigar, nesta dissertação, de que maneira o trabalho artístico-literário realizado pleo escritor chileno Pedro Lemebel, em seu livro de crônicas La esquina es micorazón, desenvolve, a partir de uma perspectiva performático-espetacular, quatro diferentes espacialidades: a literária, a pública urbana, as concernentes à memória histórico-política e à memória do gênero. No primeiro capítulo, abordo as implicações do uso dessa espetaculariazação performática da escrita na configuração formal, conceitual e simbólica da obra em questão, bem como na relação interposta entre esse texto e a recpção. No segundo capítulo, reflito sobre a dinâmica funcional de alguns espaços públicos urbanos - cenários das crônicas analisadas - , a partir das constantes interferências, também performático-espetaculares, do desejo cidadão, em suas delimitações físicas e ideológicas. Finalmente, viso a uma releitura - a partir de alguns pressupostos da performance e de uma semiótica do espetáculo -, no terceiro capítulo, do tratamento comumente oferecido à cartografica da memória histórico-política e da memória do gênero. Na conclusão, retomo a relevância do estudo de todas essas questões teóricas no âmbito literário, sinalizando para o fato de que os usos de mecanismos subversivos e aparentemente antagônicos de representação formal e temática evem ser avaliados a partir da ótica da busca de uma subjetividade outra de expressão artística, e não como mero produto idelaizado de uma minoria social , sexual e política, para outra que comungue a mesma condição identitária. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Espetacularização | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Espaço público | pt_BR |
dc.subject.other | Crônicas chilenas Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Comunicação escrita | pt_BR |
dc.subject.other | Semiótica e literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Lemebel, Pedro Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Vida urbana na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Performance | pt_BR |
dc.subject.other | Espaço e tempo na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Memória na literatura | pt_BR |
dc.title | La esquina es mi corazón: espacialidades performáticas nas crônicas de Pedro Lemebel | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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