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http://hdl.handle.net/1843/ECAP-6ZRFJ3
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Maria Antonieta Pereira | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Leda Maria Martins | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rosangela Pereira de Tugny | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Werner Aguiar | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Antonio Jose jardim e Castro | pt_BR |
dc.creator | Flavio Terrigno Barbeitas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T17:31:54Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T17:31:54Z | - |
dc.date.issued | 2007-03-28 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-6ZRFJ3 | - |
dc.description.resumo | A tese propõe uma discussão da relação entre música e linguagem, colocando em perspectiva crítica a tendência contemporânea de classificação apriorística da música, no quadro epistemológico, como um sistema semiótico . De um lado, acentuado o fato de a linguagem verbal e a música compartilharem a sonoridade, o trabalho busca evidenciar elementos que podem ser qualificados como musicais e que atuam na linguagem ainda antes de se integrarem na engrenagem de significação e codificação, como é o caso da voz. De outro, explorando a noção de musicalidade que permeia a teoria da poesia, a tese indica que o valor musical de um poema costuma justamente estar ligado à capacidade de a linguagem poética escapar à lógica férrea da representação e da significação unívoca, em proveito da exploração da ambiguidade e do potencial de movimento da palavra, com suas múltiplas direções e sentidos.Por essa dupla via, questiona-se exatamente o primado da representação e da significação (logocentrismo) - pelo qual a música foi progressivamente relegada a um plano secundário na classificação ocidental do conhecimento - e discutem-se as bases em que historicamente se estabeleceu a chamada teoria da música. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Quadro epistemológico | pt_BR |
dc.subject | Logocentrismo | pt_BR |
dc.subject | Música e linguagem | pt_BR |
dc.subject.other | Teoria musical | pt_BR |
dc.subject.other | Linguagem poética | pt_BR |
dc.subject.other | Musica Filosofia | pt_BR |
dc.subject.other | Música e literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Musicologia | pt_BR |
dc.subject.other | Poesia História e crítica | pt_BR |
dc.title | A música habita a linguagem teoria da música e noção de musicalidade na poesia: teoria da música e noção de musicalidade na poesia | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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