Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-6ZRFJ3
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Antonieta Pereirapt_BR
dc.contributor.referee1Leda Maria Martinspt_BR
dc.contributor.referee2Rosangela Pereira de Tugnypt_BR
dc.contributor.referee3Werner Aguiarpt_BR
dc.contributor.referee4Antonio Jose jardim e Castropt_BR
dc.creatorFlavio Terrigno Barbeitaspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T17:31:54Z-
dc.date.available2019-08-14T17:31:54Z-
dc.date.issued2007-03-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-6ZRFJ3-
dc.description.resumoA tese propõe uma discussão da relação entre música e linguagem, colocando em perspectiva crítica a tendência contemporânea de classificação apriorística da música, no quadro epistemológico, como um sistema semiótico . De um lado, acentuado o fato de a linguagem verbal e a música compartilharem a sonoridade, o trabalho busca evidenciar elementos que podem ser qualificados como musicais e que atuam na linguagem ainda antes de se integrarem na engrenagem de significação e codificação, como é o caso da voz. De outro, explorando a noção de musicalidade que permeia a teoria da poesia, a tese indica que o valor musical de um poema costuma justamente estar ligado à capacidade de a linguagem poética escapar à lógica férrea da representação e da significação unívoca, em proveito da exploração da ambiguidade e do potencial de movimento da palavra, com suas múltiplas direções e sentidos.Por essa dupla via, questiona-se exatamente o primado da representação e da significação (logocentrismo) - pelo qual a música foi progressivamente relegada a um plano secundário na classificação ocidental do conhecimento - e discutem-se as bases em que historicamente se estabeleceu a chamada teoria da música.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuadro epistemológicopt_BR
dc.subjectLogocentrismopt_BR
dc.subjectMúsica e linguagempt_BR
dc.subject.otherTeoria musicalpt_BR
dc.subject.otherLinguagem poéticapt_BR
dc.subject.otherMusica Filosofiapt_BR
dc.subject.otherMúsica e literaturapt_BR
dc.subject.otherMusicologiapt_BR
dc.subject.otherPoesia História e críticapt_BR
dc.titleA música habita a linguagem teoria da música e noção de musicalidade na poesia: teoria da música e noção de musicalidade na poesiapt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
flavio_barbeitas.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.