Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-72BKDN
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Luis Alberto Ferreira Brandao Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Regina Dalcastagnè | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Graciela Ines Ravetti de Gomez | pt_BR |
dc.creator | Farley Eduardo Lamines Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T07:59:12Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T07:59:12Z | - |
dc.date.issued | 2007-04-13 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-72BKDN | - |
dc.description.resumo | A partir da análise dos RPG - Role Playing Games, ou jogos de interpretação de papéis, esta dissertação aborda a negação do estatus de ficção de um modo de narrar não consagrado pela sociedade. Por modo de narrar, entendemos: a maneira específica de leitura da realidade, e posterior construção de mundo(s), de cada meio produtor de ficção. Comparamos literatura - um meio produtor de ficções consagrado - e RPG, com o objetivo de demonstrar semelhanças entre os respectivos modos de narrar, e diferenças, vitais como elementos de especificidade de cada modo. Por meio desta comparação, analisamos a posição que cada um dos modos de narrar ocupa na sociedade e como são vistos por ela: a literatura como meio consagrado e RPG como ocupante de um-lugar. Este entre-lugar é gerado a partir das diversas leituras da sociedade sobre o jogo, as quais o classificam de diversas formas: desde expressão da cultura contemporânea - na qual noções de texto e autor entram em xeque, e o conceito de hipertexto ganha destaque - até brincadeira perigosa e fatal. Utilizamos a teoria de Wolfgang Iser, sobre o fictício e o imaginário, para demonstrar que a negação da ficção - a negação do jogo do como se - leva a RPG a ocupar este entre-lugar. Por meio da teoria de Pierre Bourdieu, tratamos a literatura - e também os RPG - como campos dentro da sociedade. Estes se assemelham a arenas nas quais dicursos travam uma luta de imposição. A análise história das diversas lutas que o campo literário sofreu revela que os limites da literatura são difíceis de se estabelecer. Por isso, como convenção determinada historicamente, a literatura ( um acontecimento e um fingimento, para Iser) pode sofrer a mesma negação. As lutas de discursos do campo literário mostram a dificuldade em se definir, precisamente, as práticas e os objetos literários. A convivência de forças antagônicas dentro do campo aponta para um futuro incerto da literatura - em termos de definição - , mas frutífero quando tratamos de formas de expressão como hipertexto, a ficção colaborativa, as fam-ficitions e os RPG. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | RPG Role Playing Games | pt_BR |
dc.subject | Pierre Bourdieu | pt_BR |
dc.subject | hipertexto | pt_BR |
dc.subject.other | Sistemas de hipertexto | pt_BR |
dc.subject.other | Análise do discurso narrativo | pt_BR |
dc.subject.other | Jogos eletronicos | pt_BR |
dc.subject.other | Multimidia interativa | pt_BR |
dc.subject.other | Cultura Sec XX | pt_BR |
dc.subject.other | Ficção | pt_BR |
dc.subject.other | Jogos por computador | pt_BR |
dc.subject.other | Espaço e tempo | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura e tecnologia | pt_BR |
dc.subject.other | Personagens literários | pt_BR |
dc.title | No Limite da Ficção: comparações entre Literatura e RPG - Role Playing Games | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertacaofinalb.pdf | 593.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.