Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-72MKZH
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vera Lucia de Carvalho Casa Novapt_BR
dc.contributor.referee1Sonia Maria de Melo Queirozpt_BR
dc.contributor.referee2Sabrina Sedlmayer Pintopt_BR
dc.contributor.referee3Marco Antonio dos Santos Casa Novapt_BR
dc.contributor.referee4Flávio Luiz Teixeira de Sousa Boaventurapt_BR
dc.creatorJoao Batista Santiago Sobrinhopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T01:53:19Z-
dc.date.available2019-08-13T01:53:19Z-
dc.date.issued2007-04-25pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-72MKZH-
dc.description.resumoEste estudo estabelece aproximações, além do bem e do mal, entre os autores João Guimarães Rosa e Nietzche, a partir de dois enfoques principais, os quais advêm do prefácio "Nós, os temulentos", que se encontra no último livro publicado em vida por João Guimarães Rosa, Tutaméia, e do livro O nascimento da tragédia, primeiro livro do poeta e filósofo alemão Nietzche. Ambos atuam como veredas escriturais extaticas e provedoras de estilhaços de conceitos e diálogos que, entre os autores. O périplo do embriagado Chico, herói do prefácio "Nós, os temulentos", alegoriza o percurso trágico nos moldes nietzchianos, ou seja, da individuação apolínea à embriaguez dionisíaca e, finalmente à morte. Sua morte representa uma das perspectivas possíveis, numa escritura marcada pela indicidibilidade, o encontro com o Uno. Desvelamos, assim, a alegria trágica, à qual o texto rosiano, em minutos momentos, encena. Notadamente convergiram entre os autores em análise outras impulsividades como, por exemplo, o devir, o mito, a música, a perspectiva, a travessia e a ficção que, misturadas, possibilitam, na escritura rosiana, o afloramento de uma verdade nos moldes nietzchianos, uma verdade artística.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectembriaguez dionisíacapt_BR
dc.subjectmoldes nietzchianospt_BR
dc.subjecttexto rosianopt_BR
dc.subject.otherBem e mal na literaturapt_BR
dc.subject.otherNietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900 Nascimento da tragédia Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherLiteratura comparadapt_BR
dc.subject.otherDionisio (Deus grego)pt_BR
dc.subject.otherRosa, João Guimarães, 1908-1967 Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherLiteraturapt_BR
dc.titleA embriaguez como força plástica da escritura: tramas além do bem e do mal entre João Guimarães Rosa e Nietzschept_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a_embriaguez_como_for_a_pl_stica_da_escritura.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.