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http://hdl.handle.net/1843/ECAP-72MKZH
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Vera Lucia de Carvalho Casa Nova | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sonia Maria de Melo Queiroz | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sabrina Sedlmayer Pinto | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Marco Antonio dos Santos Casa Nova | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Flávio Luiz Teixeira de Sousa Boaventura | pt_BR |
dc.creator | Joao Batista Santiago Sobrinho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T01:53:19Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T01:53:19Z | - |
dc.date.issued | 2007-04-25 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-72MKZH | - |
dc.description.resumo | Este estudo estabelece aproximações, além do bem e do mal, entre os autores João Guimarães Rosa e Nietzche, a partir de dois enfoques principais, os quais advêm do prefácio "Nós, os temulentos", que se encontra no último livro publicado em vida por João Guimarães Rosa, Tutaméia, e do livro O nascimento da tragédia, primeiro livro do poeta e filósofo alemão Nietzche. Ambos atuam como veredas escriturais extaticas e provedoras de estilhaços de conceitos e diálogos que, entre os autores. O périplo do embriagado Chico, herói do prefácio "Nós, os temulentos", alegoriza o percurso trágico nos moldes nietzchianos, ou seja, da individuação apolínea à embriaguez dionisíaca e, finalmente à morte. Sua morte representa uma das perspectivas possíveis, numa escritura marcada pela indicidibilidade, o encontro com o Uno. Desvelamos, assim, a alegria trágica, à qual o texto rosiano, em minutos momentos, encena. Notadamente convergiram entre os autores em análise outras impulsividades como, por exemplo, o devir, o mito, a música, a perspectiva, a travessia e a ficção que, misturadas, possibilitam, na escritura rosiana, o afloramento de uma verdade nos moldes nietzchianos, uma verdade artística. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | embriaguez dionisíaca | pt_BR |
dc.subject | moldes nietzchianos | pt_BR |
dc.subject | texto rosiano | pt_BR |
dc.subject.other | Bem e mal na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900 Nascimento da tragédia Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura comparada | pt_BR |
dc.subject.other | Dionisio (Deus grego) | pt_BR |
dc.subject.other | Rosa, João Guimarães, 1908-1967 Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura | pt_BR |
dc.title | A embriaguez como força plástica da escritura: tramas além do bem e do mal entre João Guimarães Rosa e Nietzsche | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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