Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-76XKTF
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poética
Authors: Brenda Marques Pena
First Advisor: Sonia Maria de Melo Queiroz
First Referee: Luis Alberto Ferreira Brandao Santos
Second Referee: Wilton Luiz de Azevedo
Abstract: A história da Poesia Sonora, sua origem e desdobramentos são tratados nesta dissertação que traz um importante estudo sobre a relação entre as artes de vanguarda no século XX onde esta poética está inserida. Apresentaremos conceitos de oralidade, escrita, escritura, ruído, silêncio e ritmo. As experimentações sonoras de John Cage e de Henri Chopin foram determinantes para o estabelecimento de novas linguagens para a música eletrônica e a Poesia Sonora, assim como as performances radiofônicas de Artaud. O capítulo final traz uma série de entrevistas com Boris Schnaiderman, Wilton Azevedo, Vera Casa Nova, Ricardo Aleixo, Marcelo Dolabela, Lúcio Agra, uma crítica ao Museu da Imagem e do Som de São Paulo e um breve relato. Este estudo se faz importante hoje para compreendermos as aplicações desta na hipermídia e para mostrar como as classificações rigorosas de arte estão caindo e a busca de artistas por uma arte que se dá na inter-relação entre as diferentes representações e suportes, tem sido vivenciada na contemporaneidade.
Subject: Poesia Séc XX História e crítica
Sistemas de hipermídia
Eletroacustica
Performance (Arte)
Comunicação oral
Oralidade
Poesia sonora
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-76XKTF
Issue Date: 10-Sep-2007
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__obrendamarquespena_biblioteca.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.