Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-775K4N
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: "Capão Pecado": sem inspiração para cartão postal
Autor(es): Luciana Mendes Velloso
primer Tutor: Sabrina Sedlmayer Pinto
primer miembro del tribunal : Graciela Ines Ravetti de Gomez
Segundo miembro del tribunal: Maurício Salles de Vasconcelos
Resumen: Em 2000, o escritor paulista Ferréz lança seu segundo livro e primeiro romance, "Capão Pecado"'. Prosa cujo enredo destina-se a contar a trajetória de Rael, jovem morador da zona sul paulista, mais especificamente a hiperperiferia Capão Redondo. A obra parece ter objetivos ambiciosos: não só exibir as fraturas sociais, a pobreza, a violência e o descaso público com relação a esse pouco conhecido endereço, como, de uma forma mais subterrânea, mas nem por isso menos contundente, utilizar a literatura e o seu antigo formato, o livro, como uma estratégia de aglutinar discursos capazes de suspenderem os cristalizados juízos estéticos do leitor. Há em "Capão Pecado" uma interferência de vozes, de outras autorias, de imagens fotográficas, que nos fazem suspeitar de uma coletividade enunciativa que não restringe apenas ao livro em questão. Esta pesquisa pretende, assim, investigar em que medida "Capão Pecado", enquadrado por muitos críticos na heterogênea 'geração 90' ou, para outros tantos, na 'Literatura Marginal, apresenta um imbricamento indissociável da literatura com outros meios como a fotografia e, de que maneira, se serve ao discurso coletivo e civilizatório do movimento ativista contemporâneo da periferia. Giorgio Agamben, Roland Barthes, Rosalind Krauss, Maria Rita Kehl, Loc Wacquant e Antônio Rafael Barbosa entre outros , nos auxiliaram, teoricamente, na leitura e reflexão sobe a obra em questão.
Abstract: En 2000, l´écrivain paulista Ferréz lance son deuxième livre et premier romance, Capão Pecado. Prose dont le récit destine à raconter la trajectoire de Rael, un jeune habitant de la zone sud paulista, plus spécifiquement la hyper-périphérie Capão Redondo. L´oeuvre semble avoir objectifs ambitieux: pas seulement exhiber les fractures sociales, la pauvreté, la violence et le délaissé publique en relation à cet adresse peu connu, comme, d´une façon plus souterrain, mais encore contondant,d´utiliser la littérature et son ancien format, le livre, comme une stratégie d´agglutiner les discours capables de suspendre les cristallisées opinions esthétiques de lecteur. Il y a en Capão Pecado une interférence des voix, d´autres qualités d´auteur, des images photographiques, que nous fait soupçonner d´une collectivité énonciative que ne se restreint pas seulement au livre en question.Cette recherche prétend, ainsi, investiguer dans quelle mesure Capão Pecado, encandré pour plusieurs critiques dans la hétérogène geration 90 ou, pour plusieurs d´autres, dans la Littérature Marginal, présente une jonction indissociable de la littérature avec d´autres moyens comme la photographie et, de quelle manière, se sert au discours collectif et civilisateur du mouvement activiste contemporain de la périphérie. Giorgio Agamben, Roland Barthes, Rosalind Krauss, Maria Rita Kehl, Loïc Wacquant et Antonio Rafael Barbosa parmi d´autres, nous ont aidé,théoriquement, dans la lecture et la réflexion sur l´oeuvre en question.
Asunto: Literatura Filosofia
Literatura marginal
Semiótica e literatura
Ferréz Capão Pecado Linguagem
Literatura e fotografia
Ferréz Capão Pecado Crítica e interpretação
Literatura e sociedade
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-775K4N
Fecha del documento: 14-sep-2007
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_completa_e_corrigida_new.pdf7.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.