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http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7FZR5T
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | O estranho para si mesmo: os desdobramentos do eu n'"O Duplo" (1846), de Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski |
Autor(es): | Marco Antonio Barbosa de Lellis |
Primeiro Orientador: | Maria Zilda Ferreira Cury |
Primeiro membro da banca : | Elcio Loureiro Cornelsen |
Segundo membro da banca: | Maria Luiza Scher Pereira |
Resumo: | Os desdobramentos do eu na modernidade, considerada esta no contexto do aparecimento das grandes metrópoles e da crise do racionalismo em meados do século XIX, serão trabalhados a partir da análise de "O Duplo" (1846), de Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski. Na novela do escritor russo, o protagonista principal duplicado no seu 'outro' suscita a percepção do eu como um estranho para si mesmo e a sensação de estranheza frente à realidade objetiva. O conceito de unheimlich ('o estranho'), desenvolvido por Freud em ensaio de mesmo nome, servirá de ferramenta para a leitura da novela, uma vez que lança luzes sobre a curiosa ambigüidade do texto de Dostoiévski, ao mesmo tempo em que é texto também emblemático da modernidade. O tema do desdobramento do eu se relaciona com a dicotomia entre a razão e a sensação, entre um eu e um não-eu, ambíguos porque simultaneamente diferentes e idênticos a si mesmos. Todo este contexto onde se inclui "O Duplo" revela o caráter polifônico da modernidade e de suas produções. |
Assunto: | Polifonia Eu em literatura Racionalismo Romantismo Modernidade Dostoievski, Fiodor, 1821-1881 Duplo Crítica e interpretação |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7FZR5T |
Data do documento: | 27-Jun-2008 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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