Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7MCH5P
Type: Tese de Doutorado
Title: A comunhão do opaco: arte, poesia e transmissão em Amilcar de Castro
Authors: Sueli de Melo Miranda
First Advisor: Georg Otte
First Referee: Ana Maria Clark Peres
Second Referee: Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
Third Referee: Ana Lúcia Lutterbach Rodrigues Holck
metadata.dc.contributor.referee4: Fabrício Marques de Oliveira
Abstract: A tese A comunhão do opaco: arte, poesia e transmissão em Amilcar de Castro investiga a arte e o ensino do escultor Amilcar de Castro a partir da forma do silêncio, nome que o escultor dá a sua escultura, e de seus textos poéticos, no litoral entre os campos do significante e o real insondável da substância-ferro e do artista, investigação esta apoiada nos três movimentos básicos de sua arte: corte, dobra e deslocamento.No encontro do finito com o infinito, o princípio econômico deixou sua marca para cortar sentido, dobrar em exuberância, e testemunhar que o lápis duro sem rascunho e marcado pela singularidade da rasura converteu-se em poética. Para ensinar, Amilcar escreve poemas e permite que a poesia transmita ao aluno a possibilidade da própria invenção. A presente pesquisa deixa-se levar pela poética do artista, para emprestar consequências à comparação com a psicanálise através do ensino do psicanalista Jacques-Alain Miller e de Jacques Lacan, uma vez que também a transmissão da psicanálise se faz através da poética
Subject: Psicanálise e literatura
Castro, Amilcar de, 1920-2002 Crítica e interpretação
Escultura moderna Sec XX Brasil
Sinais e símbolos na comunicação visual
Artes plásticas e literatura
Psicanálise e arte
Poesia brasileira
Arte Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7MCH5P
Issue Date: 12-Dec-2008
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_amilcar_pdf.pdf619.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.