Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7QQJGM
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maurício Salles de Vasconcelos | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sabrina Sedlmayer Pinto | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Italo Moriconi | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Viviana Bosi | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Cláudia Consuelo Amigo Pino | pt_BR |
dc.creator | Andre Luis de Araujo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T11:25:47Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T11:25:47Z | - |
dc.date.issued | 2009-04-01 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7QQJGM | - |
dc.description.resumo | O estudo comparativo dos corpos teóricos que formam os universos de escrita de Ana Cristina Cesar e Bernardo Carvalho, a partir da interlocução filosófica e artística delineada entre eles, quando da leitura de Teatro (1998), possibilitou um diálogo amplificado com a cultura, entendida aqui como espaço de investigação e intervenção. Nessa obra de Bernardo Carvalho, o narrador 'cartografa' a literatura, num sentido caro a Deleuze, e em suas incursões na busca de um falar autenticamente crítico, toma a figura emblemática da personagem Ana C. (modo como a poeta carioca costumava assinar seus textos), como signo da efervescência da conturbada transição da década de 70 para os anos 80. De modo que interessa a discussão dos pontos de convergência entre os autores analisados e uma producente aproximação com o escritor argentino Jorge Luis Borges, principalmente, pela identificação de posturas críticas reconhecidas no vitalismo crescente da criação estética e crítica da cultura na qual estão inseridos | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jorge Luis Borges | pt_BR |
dc.subject | Fabulação | pt_BR |
dc.subject | Simulacro | pt_BR |
dc.subject | Ana Cristina Cesar | pt_BR |
dc.subject | Amizade conceitual | pt_BR |
dc.subject | Bernardo Carvalho | pt_BR |
dc.subject.other | Borges, Jorge Luis, 1899-1986 Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Cesar, Ana Cristina, 1952-1983 Inéditos e dispersos : poesia/prosa Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura comparada Brasileira e argentina | pt_BR |
dc.subject.other | Imitação na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura comparada Argentina e brasileira | pt_BR |
dc.subject.other | Cultura | pt_BR |
dc.subject.other | Poesia narrativa | pt_BR |
dc.subject.other | Carvalho, Bernardo, 1960- | pt_BR |
dc.title | "Eu existo pelo nome que te dei" : Ana C. por Bernardo Carvalho | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tese_corrigida.pdf | 1.21 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.