Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7SGKWM
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcia Maria Valle Arbexpt_BR
dc.contributor.referee1Lucia Castello Brancopt_BR
dc.contributor.referee2Marcelo Jacques de Moraespt_BR
dc.creatorAlice Bicalho de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T14:09:37Z-
dc.date.available2019-08-14T14:09:37Z-
dc.date.issued2009-05-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-7SGKWM-
dc.description.resumoO presente trabalho procura pesquisar a relação entre corpo e escrita na obra de Roland Barthes a partir dos termos 'figura', 'grão' e 'gesto'. O primeiro capítulo volta-se para o estudo do fragmento e da leitura como pontos determinantes para a produção do movimento da figura na obra 'Fragmentos de um Discurso Amoroso'. O segundo capítulo tenta afinar o conhecimento das especificidades do corpo que escreve e lê, assim como seu modo de inscrição no texto. Para isto, parte-se da idéia de grão desenvolvida por Barthes em alguns ensaios reunidos em 'Óbvio e Obtuso'. O terceiro capítulo retoma a questão da inscrição do movimento e da ação de um corpo específico na escrita, a partir da concepção, proposta por Barthes no ensaio 'Variações sobre a escrita', desta última como atividade manual. Busca-se refletir sobre o gesto a partir de dois pontos distintos: como ação oposta ao ato e como movimento produtor do traço. Na interseção de tais acepções, estuda-se as semiografias de Masson na tentativa de teorizar certa transitividade da escrita entendida não mais como desejo de um objeto final, mas como o desejo da produção em si. Finalmente, esta dissertação se propõe, a partir das reflexões sobre cada um dos três termos estudados, pontuar algumas conseqüências do estudo do corpo para aquela teoria de Barthes que pode ser reunida sob o nome de 'prazer do texto'.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectcorpopt_BR
dc.subjectescritapt_BR
dc.subjectRoland Barthespt_BR
dc.subject.otherBarthes, Roland, 1915-1980 Óbvio e obtuso Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherSemiótica e literaturapt_BR
dc.subject.otherFigura humana na literaturapt_BR
dc.subject.otherBarthes, Roland, 1915-1980 Fragmentos de um discurso amoroso Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherEscritapt_BR
dc.subject.otherCriticapt_BR
dc.subject.otherOralidadept_BR
dc.titleEnsaios sobre corpo e grafia: figura; grão e gesto em Roland Barthespt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
disserta__o_total_alice_bicalho.pdf35.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.