Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7SGKWM
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marcia Maria Valle Arbex | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lucia Castello Branco | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marcelo Jacques de Moraes | pt_BR |
dc.creator | Alice Bicalho de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T14:09:37Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T14:09:37Z | - |
dc.date.issued | 2009-05-27 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7SGKWM | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho procura pesquisar a relação entre corpo e escrita na obra de Roland Barthes a partir dos termos 'figura', 'grão' e 'gesto'. O primeiro capítulo volta-se para o estudo do fragmento e da leitura como pontos determinantes para a produção do movimento da figura na obra 'Fragmentos de um Discurso Amoroso'. O segundo capítulo tenta afinar o conhecimento das especificidades do corpo que escreve e lê, assim como seu modo de inscrição no texto. Para isto, parte-se da idéia de grão desenvolvida por Barthes em alguns ensaios reunidos em 'Óbvio e Obtuso'. O terceiro capítulo retoma a questão da inscrição do movimento e da ação de um corpo específico na escrita, a partir da concepção, proposta por Barthes no ensaio 'Variações sobre a escrita', desta última como atividade manual. Busca-se refletir sobre o gesto a partir de dois pontos distintos: como ação oposta ao ato e como movimento produtor do traço. Na interseção de tais acepções, estuda-se as semiografias de Masson na tentativa de teorizar certa transitividade da escrita entendida não mais como desejo de um objeto final, mas como o desejo da produção em si. Finalmente, esta dissertação se propõe, a partir das reflexões sobre cada um dos três termos estudados, pontuar algumas conseqüências do estudo do corpo para aquela teoria de Barthes que pode ser reunida sob o nome de 'prazer do texto'. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | corpo | pt_BR |
dc.subject | escrita | pt_BR |
dc.subject | Roland Barthes | pt_BR |
dc.subject.other | Barthes, Roland, 1915-1980 Óbvio e obtuso Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Semiótica e literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Figura humana na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Barthes, Roland, 1915-1980 Fragmentos de um discurso amoroso Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Escrita | pt_BR |
dc.subject.other | Critica | pt_BR |
dc.subject.other | Oralidade | pt_BR |
dc.title | Ensaios sobre corpo e grafia: figura; grão e gesto em Roland Barthes | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
disserta__o_total_alice_bicalho.pdf | 35.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.