Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7T2HHT
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sara Del Carmen Rojo de La Rosa | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marcos Antonio Alexandre | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Graciela Alicia Foglia | pt_BR |
dc.creator | Raquel Franca Abdanur | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T18:42:35Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T18:42:35Z | - |
dc.date.issued | 2009-06-10 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7T2HHT | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação examina as relações entre o teatro e a literatura na peça La Ilíada (2000), do escritor, dramaturgo e diretor argentino César Brie (1954-). A análise tem como eixo principal os conceitos de performance, intertextualidade e tradução teatral. A partir da perspectiva da memória, desenvolvem-se reflexões sobre o caráter performático que atua em determinados campos dessa escrita teatral, que remete ao julgamento das ações históricas e sociais do passado no presente do contexto de produção. A partir da restauração da memória, este trabalho tece considerações sobre a passagem do luto iliádico para a obra, por meio da intertextualidade, tentando demonstrar a atualidade da temática da perda no contexto pós-ditatorial latino-americano. O processo de construção do texto dramático é examinado à luz da teoria da tradução teatral, que se move pelas rupturas de espaço e tempo, mediações de culturas heterogêneas e determinação do lugar de enunciação. Articula-se o sentido político da obra em questão com uma revisão do papel da democracia em contexto específico do texto dramático. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tradução | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | César Brie | pt_BR |
dc.subject.other | Teatro (Literatura) | pt_BR |
dc.subject.other | Intertextualidade | pt_BR |
dc.subject.other | Brie, César, 1954- Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Enunciação | pt_BR |
dc.subject.other | Adaptações para o teatro | pt_BR |
dc.subject.other | Memória cultural | pt_BR |
dc.subject.other | Teatro latino-americano | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura Adaptações | pt_BR |
dc.subject.other | Teatro Traduções | pt_BR |
dc.subject.other | Performance (Arte) | pt_BR |
dc.subject.other | Homero Ilíada Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura e história | pt_BR |
dc.subject.other | Tradução e interpretação | pt_BR |
dc.title | "La Ilíada" por César Brie: um canto de memória, luto e história | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_raquel_f.abdanur.pdf | 615.68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.