Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7V3GHU
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Eduardo de Assis Duarte | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Regina Dalcastagné | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marcos Antonio Alexandre | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Anelito Pereira de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Dalmir Francisco | pt_BR |
dc.creator | Adelcio de Sousa Cruz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T15:57:13Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T15:57:13Z | - |
dc.date.issued | 2009-08-18 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7V3GHU | - |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa as narrativas contemporâneas da violência, as quais são representadas por Passaporte (2001), escrita por Fernando Bonassi; Cidade de Deus (1997), cujo autor é Paulo Lins e, a mais recente publicação dentre eles, Manual prático do ódio (2003) escrito por Ferréz. Embora ambos os autores pertençam ao corpus da literatura brasileira, Bonassi pode ser estudado como herdeiro da linha estética de Rubem Fonseca, autor de Feliz ano novo (1975), a qual foi por mim denominada mercadoria da crueldade. A contrapartida é representada pela literatura ruidosa produzida por Paulo Lins e Ferréz. Suas tradições derivam de autores como Lima Barreto e outros tais como Carolina Maria de Jesus e seu romance Quarto de despejo (1960), João Antônio e seu Malagueta, Perus e Bacanaço (1963). Tanto a mercadoria da crueldade quanto a literatura ruidosa se utilizam da violência como tema e recurso estético. Enquanto a primeira reforça estereótipos em relação à representação do subalterno, a segunda tem, por sua vez, vozes narrativas que apresentam aspectos humanos ocultos ou negados às personagens subalternas. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Representação do Subalterno | pt_BR |
dc.subject | Literatura Brasileira Contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura brasileira SécXX História e crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Violencia na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Ferréz, 1975- Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Violência urbana | pt_BR |
dc.subject.other | Segregação Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Lins, Paulo, 1958- Critica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Bonassi, Fernando, 1962- Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura e sociedade | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura | pt_BR |
dc.title | Narrativas contemporâneas da violência: Fernando Bonassi, Paulo Lins Ferréz | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tese___ad_lcio_de_sousa_cruz.pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.