Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7VKFXG
Type: Tese de Doutorado
Title: Imagens de brasilidade nas canções de Câmara de Lorenzo Fernandez: uma abordagem semiológica das articulações entre música e poesia
Authors: Monica Pedrosa de Padua
First Advisor: Leda Maria Martins
First Referee: Melânia Silva de Aguiar
Second Referee: Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
Third Referee: Oiliam Jose Lanna
metadata.dc.contributor.referee4: Paulo Sérgio Malheiros dos Santos
Abstract: Nesta tese, procuramos investigar as articulações entre poesia e música nas canções de câmara brasileiras, pensar sobre sua brasilidade e suas possibilidades interpretativas. O corpus escolhido consiste em sete canções representativas de Lorenzo Fernandez, considerado um compositor nacionalista. Neste trabalho, buscamos demonstrar que uma canção de câmara pode criar imagens, e que as canções de Lorenzo Fernandez constroem certas ideias de brasilidade por meio das imagens que criam. Para que isso fosse possível, constituímos, numa abordagem transdisciplinar, a imagem de características sensoriais diversas como conceito transversal capaz de aproximar as diferentes linguagens da canção. Os referenciais teóricos sobre tradução nos auxiliaram na adoção de atitudes interpretativas que privilegiaram a criatividade e o método. Para construirmos sentido nos textos poéticos e musicais, utilizamos as teorias tradutórias em contraponto com a semiologia da música e a teoria tripartite de Jean Molino e J. J. Nattiez. Para construirmos uma estratégia de percepção das imagens, partimos das ideias do mosaico e da rede. Valendo-nos dos diferentes níveis sígnicos distinguidos por Peirce, verificamos a partir de que elementos do texto poético e musical é possível perceber a visualidade, a plasticidade, o movimento, a espacialidade, a temporalidade, e, por fim, os diferentes sentimentos responsáveis pela criação de imagens ligadas aos nossos vários sentidos. Por fim, procuramos demonstrar, nas canções de Lorenzo Fernandez, em diálogo com os contextos do autor e do intérprete, as imagens de brasilidade que, nas canções e a partir delas, se constituem
Subject: Tradução intersemiótica
Lorenzo Fernandez, Oscar, 1897-1948 Crítica e interpretação
Música Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc)
Música Semiótica
Música de câmara
Poesia brasileira História e crítica
Música e literatura
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7VKFXG
Issue Date: 3-Sep-2009
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_monica_pedrosa_sem_partituras.pdf2.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.