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dc.contributor.advisor1Leda Maria Martinspt_BR
dc.contributor.referee1Melânia Silva de Aguiarpt_BR
dc.contributor.referee2Vera Lucia de Carvalho Casa Novapt_BR
dc.contributor.referee3Oiliam Jose Lannapt_BR
dc.contributor.referee4Paulo Sérgio Malheiros dos Santospt_BR
dc.creatorMonica Pedrosa de Paduapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T18:52:48Z-
dc.date.available2019-08-12T18:52:48Z-
dc.date.issued2009-09-03pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-7VKFXG-
dc.description.resumoNesta tese, procuramos investigar as articulações entre poesia e música nas canções de câmara brasileiras, pensar sobre sua brasilidade e suas possibilidades interpretativas. O corpus escolhido consiste em sete canções representativas de Lorenzo Fernandez, considerado um compositor nacionalista. Neste trabalho, buscamos demonstrar que uma canção de câmara pode criar imagens, e que as canções de Lorenzo Fernandez constroem certas ideias de brasilidade por meio das imagens que criam. Para que isso fosse possível, constituímos, numa abordagem transdisciplinar, a imagem de características sensoriais diversas como conceito transversal capaz de aproximar as diferentes linguagens da canção. Os referenciais teóricos sobre tradução nos auxiliaram na adoção de atitudes interpretativas que privilegiaram a criatividade e o método. Para construirmos sentido nos textos poéticos e musicais, utilizamos as teorias tradutórias em contraponto com a semiologia da música e a teoria tripartite de Jean Molino e J. J. Nattiez. Para construirmos uma estratégia de percepção das imagens, partimos das ideias do mosaico e da rede. Valendo-nos dos diferentes níveis sígnicos distinguidos por Peirce, verificamos a partir de que elementos do texto poético e musical é possível perceber a visualidade, a plasticidade, o movimento, a espacialidade, a temporalidade, e, por fim, os diferentes sentimentos responsáveis pela criação de imagens ligadas aos nossos vários sentidos. Por fim, procuramos demonstrar, nas canções de Lorenzo Fernandez, em diálogo com os contextos do autor e do intérprete, as imagens de brasilidade que, nas canções e a partir delas, se constituempt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectsemióticapt_BR
dc.subjectcanção brasileirapt_BR
dc.subjectimagempt_BR
dc.subject.otherTradução intersemióticapt_BR
dc.subject.otherLorenzo Fernandez, Oscar, 1897-1948 Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherMúsica Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc)pt_BR
dc.subject.otherMúsica Semióticapt_BR
dc.subject.otherMúsica de câmarapt_BR
dc.subject.otherPoesia brasileira História e críticapt_BR
dc.subject.otherMúsica e literaturapt_BR
dc.titleImagens de brasilidade nas canções de Câmara de Lorenzo Fernandez: uma abordagem semiológica das articulações entre música e poesiapt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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