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http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7VKFXG
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Leda Maria Martins | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Melânia Silva de Aguiar | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Vera Lucia de Carvalho Casa Nova | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Oiliam Jose Lanna | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Paulo Sérgio Malheiros dos Santos | pt_BR |
dc.creator | Monica Pedrosa de Padua | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T18:52:48Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T18:52:48Z | - |
dc.date.issued | 2009-09-03 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7VKFXG | - |
dc.description.resumo | Nesta tese, procuramos investigar as articulações entre poesia e música nas canções de câmara brasileiras, pensar sobre sua brasilidade e suas possibilidades interpretativas. O corpus escolhido consiste em sete canções representativas de Lorenzo Fernandez, considerado um compositor nacionalista. Neste trabalho, buscamos demonstrar que uma canção de câmara pode criar imagens, e que as canções de Lorenzo Fernandez constroem certas ideias de brasilidade por meio das imagens que criam. Para que isso fosse possível, constituímos, numa abordagem transdisciplinar, a imagem de características sensoriais diversas como conceito transversal capaz de aproximar as diferentes linguagens da canção. Os referenciais teóricos sobre tradução nos auxiliaram na adoção de atitudes interpretativas que privilegiaram a criatividade e o método. Para construirmos sentido nos textos poéticos e musicais, utilizamos as teorias tradutórias em contraponto com a semiologia da música e a teoria tripartite de Jean Molino e J. J. Nattiez. Para construirmos uma estratégia de percepção das imagens, partimos das ideias do mosaico e da rede. Valendo-nos dos diferentes níveis sígnicos distinguidos por Peirce, verificamos a partir de que elementos do texto poético e musical é possível perceber a visualidade, a plasticidade, o movimento, a espacialidade, a temporalidade, e, por fim, os diferentes sentimentos responsáveis pela criação de imagens ligadas aos nossos vários sentidos. Por fim, procuramos demonstrar, nas canções de Lorenzo Fernandez, em diálogo com os contextos do autor e do intérprete, as imagens de brasilidade que, nas canções e a partir delas, se constituem | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | semiótica | pt_BR |
dc.subject | canção brasileira | pt_BR |
dc.subject | imagem | pt_BR |
dc.subject.other | Tradução intersemiótica | pt_BR |
dc.subject.other | Lorenzo Fernandez, Oscar, 1897-1948 Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Música Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc) | pt_BR |
dc.subject.other | Música Semiótica | pt_BR |
dc.subject.other | Música de câmara | pt_BR |
dc.subject.other | Poesia brasileira História e crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Música e literatura | pt_BR |
dc.title | Imagens de brasilidade nas canções de Câmara de Lorenzo Fernandez: uma abordagem semiológica das articulações entre música e poesia | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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