Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7VPHY6
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Limites do sentido: hermenêutica literária e o papel do leitor na contemporaneidade
Authors: Janine Resende Rocha
First Advisor: Luis Alberto Ferreira Brandao Santos
First Referee: Georg Otte
Second Referee: Ivan Francisco Marques
Abstract: Esta dissertação propõe uma reflexão sobre as condições de emergência do sentido, reflexão que demanda aqui a pesquisa de dois temas: a hermenêutica do texto literário e o papel do leitor diante desse texto, pensados a partir das Estéticas da Recepção e do Efeito - representadas respectivamente pelas teorias de Hans Robert Jauss e de Wolfgang Iser - e por intermédio de estudos da recepção crítica às obras de Franz Kafka e de Machado de Assis. Na contemporaneidade, o debate voltado para o sentido e o leitor grava os limites do sentido como um impasse incontornável, circunscrição que aponta necessariamente para a autonomia do leitor diante do texto literário. Na configuração desse debate pretendemos observar como o sujeito interpretante - isto é, o leitor - conquistou um destaque teórico com a negativa ao princípio segundo o qual a interpretação seria capaz de veicular a expressão do autor ou a expressão literal do texto. Paralelamente, observaremos como a ausência de diretrizes fixas e de valores hegemônicos que caracteriza o cenário teórico contemporâneo dificulta a definição de limites para o desempenho do leitor.
Subject: Literatura Filosofia
Contemporaneidade
Literatura Estética
Hermenêutica
Escritores e leitores
Literatura
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7VPHY6
Issue Date: 4-Sep-2009
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_janine_rocha.pdf558.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.