Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-826GX4
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | The short-short story: a new literary genre |
Autor(es): | Jose Flavio Nogueira Guimaraes |
Primeiro Orientador: | Thomas La Borie Burns |
Primeiro membro da banca : | Magda Veloso Fernandes de Tolentino |
Segundo membro da banca: | Jose dos Santos |
Resumo: | Esta dissertação se debruça sobre o estudo de um novo gênero da ficção literária pós-moderna o mini-conto. Discussões sobre classificações genéricas e limites são seguidas por uma análise e visão geral histórica da ficção curta do século XIX ao XXI, especialmente sob a influência do russo Antón Pávlovitch Tchekhov, o qual é considerado o pai do conto moderno. O mini-conto pós-moderno é retratado como que tendo ascendido dessa corrente, um gênero híbrido com características da linguagem narrativa de outros gêneros da prosa literária tais como o conto e a escrita jornalística. Um grupo de características, tais como concisão ou brevidade, ausência de desenvolvimento das personagens, finais surpreendentes, etc., as quais são vistas como traços do mini-conto, são sugeridas, e dez exemplos são resumidos e analisados, inclusive dois contos tradicionais para efeito de comparação. Considera-se que o mini-conto provavelmente se desdobrará no que hoje é chamado the new sudden fiction, e na sua outra versão ainda mais curta e radical denominada flash fiction. |
Abstract: | This thesis proposes a study of a new postmodern prose fiction genre, the short-short story. Considerations of generic classifications and boundaries are followed by an historical overview and analysis of short fiction from the nineteenth to twenty-first centuries, especially under the influence of the Russian Anton Chekhov, who is regarded as the father of the modern short story. The postmodern short-short story is seen as emerging from this trend, a hybrid genre with characteristics of the narrative language of other prose genres such as the short story and the journalistic writing. The cluster of features, such as condensation, lack of character development, surprise endings, etc., which is seen as characteristic of the short-short story are discussed, and ten examples are summarized and analyzed, including two traditional short stories for contrast. It is seen that the short-short story may be further broken into what is called 'the new sudden fiction', and the even shorter and more radical 'flash fiction'. |
Assunto: | Ficção História e crítica Contos História e crítica Pós-modernismo (Literatura) Gêneros literários Literatura |
Idioma: | Inglês |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-826GX4 |
Data do documento: | 28-Jan-2010 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ma_thesis_in_a_single_file.pdf | 633.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.